A situação dos açudes paraibanos, a transposição do rio São Francisco e a importância dos comitês na gestão das águas vão ser discutidas no 5º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento, realizado nesta terça-feira (13), em João Pessoa, é organizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e comitês de bacia, é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
A primeira palestra, prevista para iniciar às 9h30, tem como tema ‘A crise hídrica na Paraíba’ e será ministrada pelo presidente da Aesa, João Fernandes. Durante a apresentação, vão ser detalhadas as situações dos principais açudes paraibanos e o andamento das obras da transposição do rio São Francisco.
“Estivemos com o responsável pelo acompanhamento das obras da transposição. O diretor de projetos estratégicos do Ministério da Integração Nacional, Antônio Luitgards Moura, nos passou informações importantes sobre o andamento no Eixo Leste. Na ocasião, apresentamos a situação crítica de Campina Grande e reforçamos a importância da conclusão do trecho de Monteiro”, informou João Fernandes.
Açudes estão secos
Ainda segundo o presidente da Aesa, dos 124 reservatórios monitorados 69 estão em situação crítica, com menos de 5% do volume total; 29 têm menos de 20% e 29 possuem mais de 20%.
Conforme dados da Aesa, o manancial Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão e responsável por abastecer a região de Campina Grande, está com apenas 5,1%, ou 21 milhões de metros cúbicos (m³) da sua capacidade total, que é de 411,6 milhões de m³.
Outros açudes que enfrentam problemas críticos são os de Acauã, com 8,2%, ou 20,6 milhões de m³ do total de 253 milhões de m³; Coremas, com 2,6%, ou 15,3 milhões de m³ do total de 591,6 milhões de m³; Engenheiro Ávidos, com 13,1 milhões de m³ do total de 255 milhões de m³; e Mãe d’Água, com 36,5 milhões de m³ do total de 567,9 milhões de m³.
Mananciais de JP secando
Na Capital, os dados da Aesa também mostram que os mananciais de Marés e Gramame, responsáveis pelo abastecimento de água da Grande João Pessoa, estão perdendo volume.
Em Marés, o volume atual é de 66,8%, ou 1,4 milhão de m³ do total de 2,1 milhões de m³. Já em Gramame, o manancial está com 74,4%, ou 42,3 milhões de m³ do total de 56,9 milhões de m³.
De Olho no Cariri
Com Portal Correio
Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando ustedes son compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción eréctil sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando lo anterior “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información adicional, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.











