TRE manda PF devolver documentos apreendidos na casa de Cícero

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou, no final da tarde desta quarta-feira (02), a devolução de documentos relativos à campanha eleitoral apreendidos na residência do prefeito Cícero Lucena (PP) durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão contra a primeira-dama da Capital, Lauremília Lucena, durante a terceira fase da operação Território Livre, da Polícia Federal. Apenas os telefones de propriedade de Lauremília poderão ficar de posse dos investigadores da PF.

O desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, relator do processo, determinou que o delegado da Polícia Federal proceda a devolução dos documentos. Ele foi seguido por unanimidade pela Corte.

O advogado Walter Agra, responsável pela defesa de Cícero, afirmou que a operação foi ilegal, pois não limitou-se a cumprir mandados apenas contra Lauremília.

“A decisão foi genérica. Foram arrecadados bens em seis envelopes. Todos os bens apreendidos foram encontrados no quarto de Cícero e Lauremília. Dá para separar o que é ou que é do outro?”, defendeu.

O advogado sustentou, ainda, que a Polícia Federal também requisitou autorização ao Tribunal Regional Eleitoral para cumprir busca e apreensão contra Cícero, mas o pedido foi negado.

O procurador-regional Eleitoral substituto, Djalma Gusmão Feitosa, afirmou que a questão de foro não se extende a imóveis ou a terceiros que tenham ligação direta com o detentor. Mesmo assim, ele apresentou parecer para manter apreendidos apenas os telefones de Lauremília.

“Não há prerrogativa de foro para imóvel. A garantia é ao cargo. Não é cabível a extensão a terceiros, sobretudo a imóveis e aqui falamos de um imóvel particular. A busca e apreensão foi dirigida a uma pessoa que não tem foro”, defendeu.

Mais PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Um dos suspeitos de invadir casa do ex-prefeito de Queimadas, no Agreste da Paraíba, e fazer família refém durante assalto foi preso na tarde desta sexta-feira (2), no bairro do Cinza, em Campina Grande.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito confessou ter participado do crime, que aconteceu na noite de quinta (1°), e estava em uma área de vegetação, provavelmente indo em direção onde os demais suspeitos deveriam estar.

O suspeito foi encaminhado para a Central de Polícia de Campina Grande. Não foi divulgada a identidade do suspeito.

De acordo com a Polícia Militar, o imóvel invadido em Queimadas pertence ao ex-prefeito da cidade e atual candidato a deputado federal pelo Podemos, Jacó Maciel. Ele não estava na residência no momento da ação.

Relembre o crime

Uma casa foi invadida e uma família foi feita refém na noite desta quinta-feira (1º), no bairro Ligeiro, em Queimadas, no Agreste da Paraíba.

De acordo com a Polícia Militar, quatro homens encapuzados e armados invadiram a casa e renderam pessoas da família e funcionários. Segundo o relato das vítimas aos policiais, os suspeitos conseguiram levar pertences como celulares e joias, e também ameaçaram levar uma das pessoas que estava no imóvel.

Ainda na noite da quinta-feira (1º), os celulares levados da residência foram encontrados. Na manhã desta sexta-feira (2), a PM identificou, por meio de câmeras de segurança, o veículo que teria sido usado no crime. O carro foi localizado no bairro do Mirante, em Campina Grande. Quando os ocupantes perceberam a presença dos policiais, fugiram em alta velocidade e teve início uma perseguição.

Durante a fuga, o carro acabou capotando em um trecho localizado já no sentido de João Pessoa, próximo à BR-230. Os suspeitos conseguiram fugir. A polícia não informou quantos suspeitos teriam participado da ação criminosa.

De Olho no Cariri

Com Jornal da Paraíba