Na última sexta-feira, 15 de agosto, a Prefeitura de Gurjão, através da Secretaria de Assistência Social, realizou no Coreto Duca Ivo (Praça Principal) o primeiro batizado de capoeira dos alunos do projeto “Capoeira para Todos”, de Gurjão. O evento reuniu crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas neurodivergentes, todos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Destaque ainda para a Primeira Mostra de História e Cultura Afro-Brasileira, que trouxe encenações culturais e a tradicional cerimônia dos pescadores com capoeiristas e músicos ao vivo.
Foi um momento único de arte, história e cultura. O grupo de idosos do Centro de Convivência o tradicional Coco de Roda, Capoeiristas do projeto social Omunga Sawabona, de Monteiro representaram a luta tribal com toques de atabaque e passos marcados. Contamos com mestres, contramestres e professores convidados que participaram do batizado e da roda de capoeira, finalizando com muito Samba de Roda.
As famílias dos usuários estiveram presentes e mostraram seu entusiasmo em cada apresentação. E no sábado, foi a vez do grupo local representar Gurjão em evento na cidade de Monteiro.
A oficineira Professora Fênix e o coordenador do SCFV, Lucas Morais, estiveram à frente da condução das atividades, liderados pela secretária Layse Martins que avaliou como positiva a realização: “Que alegria vivermos esse momento tão especial. Ver nossas crianças, jovens, adultos e idosos juntos, celebrando a cultura e mostrando talento, é algo que enche o coração. Esse batizado de capoeira é mais uma prova de que quando acreditamos nos nossos jovens e investimos neles, coisas incríveis acontecem. Quero agradecer de coração à nossa equipe, aos mestres e professores, às famílias que estiveram presentes, e também ao nosso prefeito Zé Elias, que acompanha esse trabalho e nos dá todo apoio para fazer acontecer”, comentou Layse.
A realização do batizado de capoeira é reflexo do compromisso da Prefeitura Municipal de Gurjão, sob a liderança do prefeito Zé Elias, em promover iniciativas que valorizam a história, a identidade e a participação da comunidade.
Ascom