Ex-comandante da Guarda Municipal de Bayeux é preso após se entregar à polícia, na Grande João Pessoa

O ex-comandante da Guarda Municipal de Bayeux, Kleber Renato Barbosa Medeiros, foi preso na manhã desta quinta-feira (26), no âmbito de uma investigação de violência doméstica, após ele se apresentar na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Na terça-feira (24), a 5ª Vara Mista de Bayeux emitiu o mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que divulgou que a medida visa garantir a ordem pública e para assegurar a eficácia das medidas protetivas de urgência impostas.

De acordo com as informações do advogado do ex-comandante, o investigado se entregou espontaneamente na unidade policial. Outros comentários sobre a prisão não foram fornecidas pela defesa de Kleber Renato.

A Polícia Civil, que informou que a audiência de custódia do suspeito vai acontecer ainda na tarde desta quarta-feira (24), mas que como a prisão foi em cumprimento de mandado judicial, ele deve permanecer preso.

Exoneração ocorreu após recomendação do MPPB

Kleber Renato Barbosa Medeiros havia sido exonerado do cargo no dia 12 de dezembro de 2025, após o Ministério Público da Paraíba (MPPB) solicitar o afastamento do servidor. O pedido foi feito em 11 de dezembro, com base em uma série de fatos considerados pelo órgão como incompatíveis com o exercício da função pública.

Entre os pontos citados pelo MPPB estão:

  • existência de processo criminal por violência doméstica, em tramitação na 5ª Vara de Bayeux;
  • suspeitas de comercialização irregular de medicamentos;
  • relatos de agressões e assédio contra servidores subordinados;
  • uso de viatura oficial como veículo particular;
  • porte ilegal de arma de fogo.

De Olho no Cariri

Com Jornal da Paraíba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O município de Sumé recebeu mais uma van para o transporte de pacientes que precisam se deslocar para atendimentos especializados em outras cidades. O veículo foi entregue nesta quinta-feira (22), em solenidade realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, por meio do programa Caminhos da Saúde, do Governo Federal.

A secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, representou o prefeito Manezinho Lourenço na entrega. Ela ressaltou a importância do veículo para quem enfrenta longas viagens em busca de tratamento, especialmente pacientes com dificuldades de locomoção.

Segundo Niedja, a van oferece melhores condições de transporte, com acessibilidade e estrutura adequada para garantir mais conforto aos usuários. A secretária também agradeceu ao Ministério da Saúde pela iniciativa e destacou o apoio do prefeito Manezinho Lourenço às ações que permitem ao município receber investimentos para a saúde.

O programa Caminhos da Saúde leva em conta, entre outros critérios, a distância dos municípios até os serviços especializados. De acordo com Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, foram considerados municípios situados a mais de 50 quilômetros de serviços de radioterapia e hemodiálise. A definição dos contemplados na Paraíba ocorreu a partir de levantamento e pactuação entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a representação dos municípios.

Durante a solenidade, Proenço destacou que a iniciativa busca facilitar o deslocamento de pacientes e garantir melhores condições para quem precisa realizar tratamentos fora de seu município de origem.

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo também participou da entrega e ressaltou sua atuação na articulação de ações destinadas aos municípios paraibanos, incluindo Sumé.

A van é uma Renault Master, ano/modelo 2025/2026, adaptada para o transporte de pessoas em cadeira de rodas por meio de uma plataforma elevatória. O veículo foi adquirido pelo valor de R$ 304.600,00 e passa a integrar a frota utilizada no atendimento às necessidades de transporte da rede municipal de saúde.

Com Ascom – Prefeitura de Sumé