Serra Branca alcança a maior nota do IDEB de sua história e consolida avanço na educação municipal

A Prefeitura de Serra Branca comemora mais uma importante conquista para a educação do município. Os resultados oficiais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apontam que Serra Branca alcançou a maior nota de sua história nos anos iniciais do Ensino Fundamental, atingindo 6,6 em 2025.

O desempenho representa uma evolução contínua da rede municipal de ensino. Em 2021, o município registrava nota 4,9; em 2023, avançou para 5,4; e agora chega a 6,6, consolidando um dos melhores resultados já alcançados pela educação serra-branquense.

Nos anos finais, Serra Branca também apresentou crescimento, saindo de 4,2, em 2023, para 4,7, em 2025, evidenciando o fortalecimento das políticas educacionais implementadas pela gestão municipal.

O resultado é fruto de um trabalho conjunto que envolve professores, gestores escolares, servidores da educação, estudantes, famílias e toda a comunidade escolar, aliado aos investimentos realizados pela Prefeitura na valorização da educação, na melhoria da infraestrutura das escolas, na formação dos profissionais e no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.

Para o prefeito Alexandre, a conquista demonstra que investir em educação é transformar vidas e construir um futuro melhor para o município: “Recebemos esse resultado com muita alegria e, principalmente, com o sentimento de que estamos no caminho certo. Essa conquista pertence a todos os profissionais da educação, aos nossos alunos e às famílias que acreditam no ensino público de Serra Branca. Continuaremos investindo para que nossa educação avance cada vez mais, porque entendemos que ela é a base do desenvolvimento do nosso município”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Eduardo Feliphe, ressaltou que os números refletem o comprometimento de toda a rede de ensino: “Esse resultado é consequência de um trabalho planejado, sério e coletivo. Cada professor, gestor, servidor e estudante contribuiu para essa conquista. Seguiremos trabalhando com responsabilidade para elevar ainda mais a qualidade da educação oferecida às nossas crianças e adolescentes.”

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A convocação de estudantes que estão na lista de espera do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começa a ser divulgada nesta sexta-feira (7), conforme cronograma do Ministério da Educação.

O resultado estará disponível no Portal Único de Acesso, mas não há horário previsto para o início da liberação. A convocação de estudantes na lista de espera vai até 24 de setembro.

No dia 30 de julho, a pasta divulgou a lista de candidatos pré-selecionados no Fies. Em 2026, são ofertadas mais de 112 mil vagas, sendo 75,5 mil para o segundo semestre.

Para participar do Fies, é preciso ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010; obtido média das notas igual ou superior a 450 pontos; não ter zerado a prova de redação; e não ter participado como treineiro.

O candidato precisa comprovar renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos para obter o financiamento. Todos os demais requisitos, prazos e procedimentos constam no edital.