Seis pessoas são presas suspeitas de furtar energia elétrica, no Sertão da PB

Uma operação da Polícia Civil prendeu seis pessoas suspeitas de furtar energia elétrica no município de Conceição, no Sertão da Paraíba. A operação, denominada “Derruba Gato”, foi deflagrada na sexta-feira (22) e teve o apoio da Energisa e Polícia Militar. Todos os presos foram liberados após pagamento de fiança.

A operação visava coibir o furto de energia elétrica. O alvo principal era um parque de vaquejadas, localizado na cidade de Conceição, que, de forma clandestina, estava utilizando transformadores e também estava isolando a rede estatal e usando apenas a rede particular, e não estavam pagando a conta de energia elétrica.

Outros alvos foram visitados pelas equipes, constatado o crime foram encaminhados para a delegacia de Conceição. Oito pessoas foram conduzidas para a delegacia, mas seis dessas foram presas em flagrante, dentre elas responsáveis por estabelecimentos como padaria e restaurante que também praticavam o furto de energia elétrica, além do parque de vaquejadas. As outras duas não eram responsáveis pela unidade consumidora.

Irregularidades na PB em 2024

De acordo com a Energisa, em todo ano de 2024, foram identificadas mais de 20 mil irregularidades em quase 100 mil unidades inspecionadas. As ações de combate ao furto de energia nos municípios da Paraíba resultaram na recuperação de mais de 27 GWh, energia estimada suficiente para abastecer 16 mil residências por um ano.

O furto de energia é considerado crime. Além de impactar a qualidade do fornecimento de energia causando a queima de equipamentos, curto-circuito, falta de energia, além de trazer riscos de choques elétricos e acidentes fatais. O furto também pode impactar na tarifa de energia elétrica que é definida pela Aneel.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial de Monteiro (GTE), pertencente à 14ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 9 de setembro de 2026, a Operação “Vigiados”, destinada ao cumprimento de oito mandados de busca e apreensão expedidos no âmbito de investigações relacionadas aos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.

Durante o cumprimento das medidas judiciais, uma pessoa foi presa em flagrante pela prática, em tese, do crime de tráfico de drogas. Também foram apreendidos aparelhos celulares e outros elementos de interesse investigativo, que serão submetidos aos procedimentos periciais e de análise de dados devidamente autorizados.

A operação teve como principal finalidade a coleta de provas destinadas a robustecer e concluir inquéritos policiais em tramitação no GTE de Monteiro, especialmente aqueles que apuram a atuação estruturada de organização criminosa voltada ao comércio ilícito de entorpecentes na região.

A ação mobilizou cerca de 30 policiais civis, reunindo equipes do GTE de Monteiro e das delegacias que integram a área da 14ª Seccional, incluindo unidades de Monteiro, Sumé e Serra Branca, além de servidores de outras delegacias da circunscrição. A atuação integrada permitiu o cumprimento simultâneo das ordens judiciais e a preservação dos elementos probatórios apreendidos.

A Operação “Vigiados” integra o planejamento operacional desenvolvido pelo GTE de Monteiro e pela 14ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, com foco no enfrentamento qualificado ao tráfico de drogas e às organizações criminosas, mediante ações de inteligência, investigação e obtenção de provas.

As investigações prosseguem, inclusive com a análise técnica do material apreendido, para o completo esclarecimento dos fatos, a identificação de outros possíveis integrantes do grupo criminoso e a definição das responsabilidades individuais.