Prefeitura de Sumé entrega Centro de Educação Infantil no bairro do Alto Alegre

A Prefeitura de Sumé entregou nesta terça-feira (5), o Centro de Educação Infantil Jacy Basílio, no bairro do Alto Alegre. O prédio foi reformado com recursos próprios do município e passa agora a atender crianças de 4 e 5 anos de idade. Antes da inauguração, as turmas funcionavam de forma provisória no centro da cidade. Agora, têm um espaço fixo, mais próximo de casa e adequado para as atividades escolares.

A capacidade do prédio é de 120 vagas, sendo 60 no turno da manhã e 60 à tarde. O centro conta com três salas de aula climatizadas, dois banheiros, sala de direção, secretaria, sala de Atendimento Educacional Especializado, refeitório e parquinho. A unidade também recebeu mobiliário e equipamentos.

A entrega reuniu o prefeito Manezinho Lourenço, a secretária de Educação Denise Batista, a diretora Alcione Alves, vereadores Jane Isa, Fernando Lourenço e Damião Rildo, secretários municipais, Elidiene Batista, Nova Duarte, Niedja Rodrigues, Robério Cipriano, Vicente Lourenço, equipe da educação, pais e moradores do bairro.

Durante a solenidade, houve homenagem à professora Jacy Basílio, que dá nome ao espaço. A professora Socorro Sarmento representou a família da homenageada.

Jacy Basílio de Oliveira nasceu em 1929 e faleceu no ano de 2024. Ela dedicou a vida à educação em Sumé onde por décadas, centenas de sumeenses tiveram a oportunidade de passar por seus ensinamentos. Foi professora da rede estadual a partir de 1952 e em 1983 fundou a Escola Menino Jesus de Praga, após encerrar a carreira no serviço público. A educação e a formação de crianças em idade escolar sempre foi uma de suas principais marcas deixadas no município.

O prefeito Manezinho Lourenço afirmou que a entrega do Centro integra as ações da gestão na área da educação e citou a ligação com o bairro Alto Alegre, onde já residiu. Lembrou que também já foi aluno de dona Jacy e que com muita satisfação entrega o novo educandário homenageando uma pessoa que foi fundamental para a educação do município e que vai atender a demandas de estudantes na área.

A secretária Denise Batista afirmou que o centro amplia as vagas na educação infantil e atende a uma grande demanda do município. Ela também convidou as famílias a procurarem a unidade para matrícula. Mães de alunos destacaram no evento, a localização da unidade, que facilita o acesso no dia a dia.

O Centro de Educação Infantil Jacy Basílio já está aberto para atendimento e matrículas das crianças do bairro e áreas próximas, fica localizado na Rua Antônio Leite, n° 234.

De Olho no Cariri

Ascom

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O município de Sumé recebeu mais uma van para o transporte de pacientes que precisam se deslocar para atendimentos especializados em outras cidades. O veículo foi entregue nesta quinta-feira (22), em solenidade realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, por meio do programa Caminhos da Saúde, do Governo Federal.

A secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, representou o prefeito Manezinho Lourenço na entrega. Ela ressaltou a importância do veículo para quem enfrenta longas viagens em busca de tratamento, especialmente pacientes com dificuldades de locomoção.

Segundo Niedja, a van oferece melhores condições de transporte, com acessibilidade e estrutura adequada para garantir mais conforto aos usuários. A secretária também agradeceu ao Ministério da Saúde pela iniciativa e destacou o apoio do prefeito Manezinho Lourenço às ações que permitem ao município receber investimentos para a saúde.

O programa Caminhos da Saúde leva em conta, entre outros critérios, a distância dos municípios até os serviços especializados. De acordo com Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, foram considerados municípios situados a mais de 50 quilômetros de serviços de radioterapia e hemodiálise. A definição dos contemplados na Paraíba ocorreu a partir de levantamento e pactuação entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a representação dos municípios.

Durante a solenidade, Proenço destacou que a iniciativa busca facilitar o deslocamento de pacientes e garantir melhores condições para quem precisa realizar tratamentos fora de seu município de origem.

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo também participou da entrega e ressaltou sua atuação na articulação de ações destinadas aos municípios paraibanos, incluindo Sumé.

A van é uma Renault Master, ano/modelo 2025/2026, adaptada para o transporte de pessoas em cadeira de rodas por meio de uma plataforma elevatória. O veículo foi adquirido pelo valor de R$ 304.600,00 e passa a integrar a frota utilizada no atendimento às necessidades de transporte da rede municipal de saúde.

Com Ascom – Prefeitura de Sumé