Prefeitura de São José dos Cordeiros disponibilizará consultas oftalmológicas para alunos da rede municipal

A Prefeitura de São José dos Cordeiros anunciou uma importante ação voltada à saúde e ao bem-estar dos estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa foi confirmada pelo prefeito Felício Queiroz e prevê a realização de consultas oftalmológicas para crianças do município.

De acordo com a gestão municipal, serão disponibilizadas mais de 500 consultas para atender os alunos da rede pública. O objetivo é identificar possíveis problemas de visão que possam estar afetando o desempenho escolar e a qualidade de vida das crianças.

Além dos exames, a Prefeitura também informou que fará um acompanhamento dos casos considerados mais urgentes. A gestão irá analisar as situações em que houver necessidade da concessão de óculos para os estudantes diagnosticados durante as consultas.

O prefeito Felício Queiroz destacou a importância da iniciativa e ressaltou que cuidar da saúde visual das crianças também significa investir diretamente na educação.

“Essa é uma ação muito importante para nossas crianças. Muitas vezes, dificuldades no aprendizado podem estar ligadas a problemas de visão que acabam passando despercebidos. Estamos cuidando da saúde, da qualidade de vida e também fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou o gestor.

A ação faz parte das iniciativas da administração municipal voltadas ao fortalecimento das políticas públicas nas áreas da saúde e educação em São José dos Cordeiros.

De Olho no Cariri

Assessoria

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O município de Sumé recebeu mais uma van para o transporte de pacientes que precisam se deslocar para atendimentos especializados em outras cidades. O veículo foi entregue nesta quinta-feira (22), em solenidade realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, por meio do programa Caminhos da Saúde, do Governo Federal.

A secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, representou o prefeito Manezinho Lourenço na entrega. Ela ressaltou a importância do veículo para quem enfrenta longas viagens em busca de tratamento, especialmente pacientes com dificuldades de locomoção.

Segundo Niedja, a van oferece melhores condições de transporte, com acessibilidade e estrutura adequada para garantir mais conforto aos usuários. A secretária também agradeceu ao Ministério da Saúde pela iniciativa e destacou o apoio do prefeito Manezinho Lourenço às ações que permitem ao município receber investimentos para a saúde.

O programa Caminhos da Saúde leva em conta, entre outros critérios, a distância dos municípios até os serviços especializados. De acordo com Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, foram considerados municípios situados a mais de 50 quilômetros de serviços de radioterapia e hemodiálise. A definição dos contemplados na Paraíba ocorreu a partir de levantamento e pactuação entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a representação dos municípios.

Durante a solenidade, Proenço destacou que a iniciativa busca facilitar o deslocamento de pacientes e garantir melhores condições para quem precisa realizar tratamentos fora de seu município de origem.

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo também participou da entrega e ressaltou sua atuação na articulação de ações destinadas aos municípios paraibanos, incluindo Sumé.

A van é uma Renault Master, ano/modelo 2025/2026, adaptada para o transporte de pessoas em cadeira de rodas por meio de uma plataforma elevatória. O veículo foi adquirido pelo valor de R$ 304.600,00 e passa a integrar a frota utilizada no atendimento às necessidades de transporte da rede municipal de saúde.

Com Ascom – Prefeitura de Sumé