A Prefeitura Municipal de Livramento, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove na quarta-feira, 13 de agosto, um grande Mutirão de Documentação voltado especialmente para as trabalhadoras rurais do município. A ação acontecerá das 8h às 17h, na sede da secretaria, com a oferta de diversos serviços gratuitos que promovem cidadania, dignidade e inclusão social.
Entre os serviços disponíveis, estão a emissão da primeira e segunda via do RG para pessoas a partir dos 10 anos de idade — sendo necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento original, CPF e comprovante de residência. Também será ofertada a carteira de trabalho digital e auxílio para recuperação de senha do Gov.br, para o qual é necessário levar o celular e documento de identidade.
A ação contará ainda com a emissão e entrega do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), com o apoio da Empaer, além de renegociação de dívidas por meio do programa Desenrola Rural e orientações sobre crédito rural, com o suporte do Banco do Nordeste (BNB).
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estará presente oferecendo orientações sobre aposentadoria rural e outros benefícios previdenciários. Também haverá a distribuição de absorventes, através do programa Dignidade Menstrual, coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.
Outros serviços como a emissão do CCIR e ITR pelo INCRA, palestras sobre direitos humanos promovidas pela ONG Casa Pequeno Davi, além de atendimentos da prefeitura como emissão de reservistas, atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e serviços de saúde, também estarão disponíveis.
A gestão municipal reforça o convite a todas as mulheres do campo e destaca a importância da participação: “É uma oportunidade de garantir direitos, resolver pendências documentais e ter acesso direto a políticas públicas que valorizam as mulheres e fortalecem a agricultura familiar.”
A organização recomenda que as participantes confiram com antecedência os documentos exigidos para cada serviço, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente.
De Olho no Cariri