A Adutora do Pajeú está 80% concluída e será entregue até dezembro de 2025. Na Paraíba, a implatanção do sistema adutor vai beneficiar 11 municípios do Sertão: Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira, Cacimbas, Água Branca, Maturéia, Mãe d’Água e Juru.
A obra tem 193 km de extensão e vai atender cerca de 240 mil pessoas. Além do estado paraibano, o recurso hídrico também vai trazer melhorias para Pernambuco.
Esses investimentos asseguram que a água do rio São Francisco e de outras fontes chegue de forma segura e contínua às casas, escolas, hospitais e áreas produtivas do Nordeste.
“As adutoras representam um marco na política de segurança hídrica do país. Estamos garantindo que a água chegue de forma regular e segura às famílias do semiárido, não apenas para o consumo humano, mas também para fortalecer a produção agrícola, a economia local e a qualidade de vida da população”,destaca o secretário Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do MIDR, Giuseppe Vieira. “Cada obra concluída é um passo concreto para reduzir os impactos da seca e promover desenvolvimento regional sustentável no Nordeste”, acrescentou.
As adutoras são grandes tubulações que transportam água de reservatórios, rios ou estações de tratamento até cidades e comunidades, garantindo abastecimento contínuo e seguro. Esses sistemas apoiam o fortalecimento da agricultura familiar, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida em regiões historicamente afetadas pela seca.
De Olho no Cariri
Mais PB