Fevereiro encerra com chuvas intensas em grande parte da PB, prevê meteorologia

O mês de fevereiro deverá terminar com chuvas e ventos intensos em grande parte do território paraibano.  O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuvas e ventos intensos em 112 municípios da Paraíba até o final da noite deste sábado (28).

De acordo com o órgão, devem ser registradas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos entre 60-100 km/h nos municípios do Sertão, Cariri e Curimataú. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As recomendações são que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar  debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.  Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Sob dúvidas, buscar  mais informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

CONFIRAS AS CIDADES ONDE PODEM SER REGISTRADAS CHUVAS

Água Branca

Aguiar

Amparo

Aparecida

Areia de Baraúnas

Assunção

Belém do Brejo do Cruz

Bernardino Batista

Boa Ventura

Bom Jesus

Bom Sucesso

Bonito de Santa Fé

Brejo do Cruz

Brejo dos Santos

Cachoeira dos Índios

Cacimba de Areia

Cacimbas

Cajazeiras

Cajazeirinhas

Camalaú

Caraúbas

Carrapateira

Catingueira

Catolé do Rocha

Conceição

Condado

Congo

Coremas

Coxixola

Curral Velho

Desterro

Diamante

Emas

Gurjão

Ibiara

Igaracy

Imaculada

Itaporanga

Jericó

Joca Claudino

Juazeirinho

Junco do Seridó

Juru

Lagoa

Lastro

Livramento

Mãe d’Água

Malta

Manaíra

Marizópolis

Mato Grosso

Maturéia

Monte Horebe

Monteiro

Nazarezinho

Nova Olinda

Olho d’Água

Ouro Velho

Parari

Passagem

Patos

Paulista

Pedra Branca

Piancó

Poço Dantas

Poço de José de Moura

Pombal

Prata

Princesa Isabel

Quixaba

Riacho dos Cavalos

Salgadinho

Santa Cruz

Santa Helena

Santa Inês

Santa Luzia

Santana de Mangueira

Santana dos Garrotes

Santa Teresinha

Santo André

ão Bentinho

São Bento

São Domingos

São Francisco

São João do Cariri

São João do Rio do Peixe

São João do Tigre

São José da Lagoa Tapada

São José de Caiana

São José de Espinharas

São José de Piranhas

São José de Princesa

São José do Bonfim

São José do Brejo do Cruz

São José do Sabugi

São José dos Cordeiros

São Mamede

São Sebastião do Umbuzeiro

Serra Branca

Serra Grande

Sousa

Sumé

Taperoá

Tavares

Teixeira

Tenório

Triunfo

Uiraúna

Várzea

Vieirópolis

Vista Serrana

Zabelê

MaisPB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé