Volume de água do açude de Boqueirão aumenta e manancial atinge mais de 62%

Com as cheias dos rios Taperoá e Paraíba, o açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, Cariri do estado, registrou 62,01% de volume nesta sexta-feira (27), o que equivale 289.690.680 milhões de metros cúbicos de água (m³). O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e cidades próximas.

De acordo com a medição deste sábado (28), feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCs), o manancial está com 62,72% de sua capacidade. De ontem para hoje, 12 centímetros surgiram na lâmina do açude. Aos poucos a torre do açude está sendo encoberta o que aumenta a expectativa do manancial transbordar. Faltam 4,61 metros na lâmina d’água para atingir a sangria

A expectativa da população paraibana é de que o açude de Boqueirão chegue à capacidade total ainda em 2020, depois de nove anos. Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as chuvas estão dentro do período esperado, de fevereiro a maio. “O importante é acompanhar a previsão do tempo, essa previsão vai indicar onde as chuvas caíram. Caindo na bacia de contribuidores o açude terá mais recarga de águas”, disse a meteorologista.

Em 2017, o açude atingiu 2% da sua capacidade total, situação que fez Campina Grande e outras 18 cidades entrarem em uma crise hídrica histórica e adotarem medidas rigorosas de racionamento. Com esse cenário, o açude começou a receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

De Olho no Cariri

PB Agora

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print