TRANSPOSIÇÃO: Águas do Rio São Francisco chegam em Sertânia e seguem rumo a Monteiro

A tão esperada água do Rio São Francisco chegou nesta quarta-feira (22) em Sertânia, no Pernambuco, trazendo alegria e esperança aos nordestinos que sofrem com uma grave crise hídrica. De lá, as águas seguirão para a cidade de Monteiro, no Cariri, onde será represada e distribuída para o estado paraibano.

Uma comitiva formada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin – que contribuiu com a fase final da obra emprestando o conjunto de motobombas, o senador Cássio Cunha Lima, o deputado Federal Rômulo Gouveia, os deputados estaduais João Henrique e Tovar Correia Lima, e prefeitos e vereadores do Cariri paraibano estiveram nesta quarta-feira (22) acompanhando as obras da transposição e visitando as duas estações de bombeamento do Eixo Leste – EBV5 e EBV6 – localizadas em Sertânia.

Apesar do atraso por conta de problemas técnicos verificados este final de semana e que impediram a chegada das águas em Sertânia no último sábado (18), o ministro da Integração Nacional não modificou a data da chegada das águas em Monteiro e fica a expectativa que as águas do Velho Chico cheguem ao município no próximo dia 6 de março.

Obras complementares

Nesta quinta-feira (23), representantes da Agência Executiva de Gestão das Águas do Governo do Estado (Aesa), do Ministério Público Estadual (MPPB), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), da Prefeitura de Monteiro e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) se encontrarão em Monteiro para uma reunião técnica do Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba do MPPB.

“O Ministério Público está engajado nessa luta, acompanhando as obras complementares de nossa responsabilidade e a Paraíba estará preparada para receber as águas”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora.

O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, destacou que todos estão empenhados para a conclusão das obras. “Falta pouco para que o esgotamento sanitário da cidade de Monteiro e as melhorias nas estruturas dos reservatórios de Poções e Camalaú estejam prontos”, ressaltou.

De Olho no Cariri

Fotos: SertâniaVip 

Por: KLEBSON WANDERLEY em 23 de fevereiro de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!