Sessão da Câmara de Gurjão é marcada por apreciação de projeto, doação para o hospital da FAP e aprovação de honrarias

Na última sexta-feira(18) a Câmara Municipal de Gurjão realizou mais uma sessão ordinária deste biênio. Os vereadores gurjãoenses estiveram apresentando suas proposituras e apreciando um projeto vindo do Executivo.

Em sessão realizada na Casa “Agripino de Farias Gurjão”, a presidente do Legislativo, Maria Elizete, apresentou a Casa o projeto de lei vindo do Executivo, que trata sobre a alteração do PPA (Plano Plurianual) e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) de 2020. Os vereadores iniciaram a apreciação da PL, que dará continuidade com a análise nas comissões e votação.

A sessão ainda contou a aprovação de diversos requerimentos e proposituras apresentadas pelos vereadores. Um das proposituras que ganhou bastante destaque e elogiada pelo público presente foi a autorização da presidência da Câmara, para a retenção nos subsídios dos vereadores, para realizarem uma doação ao Hospital da FAP. A autoria partiu da Mesa Diretora e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores gurjãoenses.

A sessão ainda contou com a apresentação de um projeto apresentado pelo vereador Robson Cordeiro, que sugeriu a criação da Comenda Prefeito Inácio Alves Caluete, que poderá ser conferida a pessoas ou instituições que, em um período mínimo de cinco anos, tenham se destacado publicamente na contribuição para o desenvolvimento social, econômico, político ou humano no âmbito do município. O projeto ainda decorre também com a apresentação do Diploma de Honra ao Mérito, conferidos a pessoas ou instituições que, por suas ações tenham se destacado junto à sociedade gurjãoense.

O vereador autor da matéria justificou sua importância pois concede honrarias que possibilitam homenagear filhos de Gurjão em vida ainda.

Já a Presidente do Legislativo, Maria Elizete, apresentou na presente sessão, um Projeto de Decreto Legislativo, que concedeu título de cidadania gurjãoense à Senhora Maria das Graças Neves, que é funcionária pública e uma pessoa querida por toda a sociedade local. O vereador Robson Cordeiro apresentou outro Projeto de Decreto Legislativo que foi aprovado por unanimidade e que concedeu título de cidadã gurjãoense à Senhora Jane Erica Barbosa, que é a primeira-dama do município.

A vereadora Niselma Martins também apresentou um Projeto de Decreto Legislativo, na qual foi aprovado por por unanimidade e que concedeu título de cidadão gurjãoense ao Senhor Pedro Francisco da Silva, conhecido por Pedro Gari.

Já o vereador Cláudio Marcelo, apresentou um requerimento requisitando do Executivo, a reforma para ampliação de cantina e construção de espaço de recreação na Escola Bento Vicente Alves, localizada na comunidade dos Morões.

O vereador Diogo Coutinho Ramos apresentou na sessão, dois requerimentos onde requisitou a construção de reservatório de água com maior capacidade que o utilizado atualmente pela Cagepa, para distribuição de água tratada aos consumidores de Gurjão. E também a instalação de placas solares nos telhados dos prédios da administração pública, escolas, creches e postos de saúde. A medida tem como objetivo a economia nos gastos com energia elétrica por parte do poder público municipal.

Já o vereador Júnior Morais apresentou na presente sessão, para que seja realizado pela prefeitura, a pavimentação com paralelepípedo na Rua Osvaldo Coutinho Ramos localizada no Bairro Escorrega.

Por fim, o vereador Robson Cordeiro ainda apresentou requerimentos, requisitando do Executivo, a colocação de equipamentos de dessalinização para as comunidades Cipriano, Santa Rita e Morões, visando o melhoramento do abastecimento de água nas respectivas comunidades rurais do município.

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print