A Secretaria de Saúde do Estado confirmou na manhã desta sexta-feira (21), o segundo caso de meningite no Sertão da Paraíba. A vítima que foi diagnosticada com meningite pneumocócica, é uma menina de 9 anos da cidade de São José de Piranhas.
A criança deu entrada em estado grave no Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras, na última terça-feira (18). Devido à gravidade ela foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Infantil de Patos na quarta-feira (19).
A menina continua internada na UTI da unidade, em estado de saúde estável.
O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros informou a doença não oferece o risco de transmissão. “Somente casos de meningite meningocócica é que há necessidade da prevenção”, disse o secretário.
Ainda conforme Geraldo Medeiros, o Ministério da Saúde oferece a vacina contra a bactéria meningococo C, além de outros três imunizantes que protegem contra a meningite: a vacina pneumocócica, a BCG (que protege contra a meningite tuberculosa) e a pentavalente (que oferece proteção contra a bactéria Haemophilus Influenzae sorotipo B). A vacina meningococo A W Y só está disponível de forma privada.
Outra criança de 8 anos, natural de Cachoeira dos Índios, morreu nessa quarta-feira (19) no Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras, vítima da mesma doença.
Click PB