Secretária de Educação de São João do Tigre participa na Bahia de Fórum Nacional de Dirigentes de Educação

O município de São João do Tigre está representado num dos principais eventos voltados a discutir a educação pública no Brasil. Trata-se do Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, que acontece de 13 a 16 de agosto no Estado da Bahia.

Representando o município de São João do Tigre, a secretária Cristiane Costa participa e destaca que tem sido um espaço importante para troca de experiências. O Fórum tem como tema este ano: “Qualidade da Educação: Financiamento, Gestão e Aprendizagem. O evento objetiva abordar a qualidade da educação e o bom aproveitamento dos recursos destinados ao setor, visando a melhoria da infraestrutura das escolas e o bom desempenho da aprendizagem na rede pública de ensino.

Para a secretária Cristiane Costa, o evento tem sido uma formidável experiência e a oportunidade de trazer novas e modernas didáticas de gestão para a qualidade do ensino de São João do Tigre. “Já temos atingido satisfatórios índices em nossa educação, mas com maior capacitação, esperamos melhorar ainda mais a gestão de nossa rede municipal e trazer novos e exitosos modelos para aprimorar nosso ensino”.

Ascom PMSJT

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 23ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), deflagrou, nesse domingo (11), a Operação Oplotheke, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no município de Soledade.

A ação faz parte de uma investigação sobre a destinação do acervo de armas de fogo de um atirador desportivo, caçador e colecionador (CAC) falecido recentemente.

De acordo com as investigações, o filho do falecido, um advogado que reside no município, mantinha armas e munições sob sua guarda sem a devida comunicação do óbito aos órgãos competentes ou a adoção das providências legais para a destinação do armamento.

Durante as buscas na residência do investigado, os policiais civis apreenderam duas espingardas, sendo uma calibre 12, registrada em nome do falecido; e outra com a numeração suprimida. Também foram encontradas diversas munições de uso restrito, incluindo calibres 762, 9 mm, .357 Magnum e .45 ACP, além de munições de calibres .380, 12 e .22 e insumos para recarga.

Dos aproximadamente dez armamentos cadastrados em nome do falecido junto à Polícia Federal, apenas uma arma foi localizada durante a ação. O paradeiro das demais armas e a origem das munições apreendidas seguem sob investigação.

O advogado foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo com numeração suprimida e munições de uso restrito. Em razão da condição profissional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi formalmente comunicada para acompanhar o procedimento, assegurando as prerrogativas legais da advocacia. Diante das circunstâncias da ocorrência, não foi arbitrada fiança na esfera policial.

O nome da operação, Oplotheke, tem origem grega e remete à ideia de depósito ou arsenal de armas, em referência ao conjunto de armamentos e munições mantido irregularmente e apreendido durante a ação policial.

Acervo de armas de fogo de CAC

O administrador da herança ou inventariante tem o prazo de 90 dias para comunicar o óbito do CAC (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) à Polícia Federal ou ao Exército Brasileiro. 

A arma deve permanecer sob a guarda do administrador ou curador em um local seguro, mas ela não pode ser usada ou portada por herdeiros sem a devida regularização. Manter arma registrada em nome de falecido sem processo sucessório é crime (Art. 12 do Estatuto do Desarmamento, conforme entendimento do STJ).

De Olho no Cariri

Com ClickPB