Professores da rede estadual fazem protestos nesta sexta-feira

Os alunos da rede pública da Paraíba ficarão sem aula nesta sexta-feira (10) com a paralisação dos professores, que participam do ato nacional denominado ‘Dia do Basta’. As centrais sindicais e os movimentos sociais, irão protestar a partir das 8h, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-13), de onde os manifestantes seguirão para a agência do Banco do Brasil na Praça 1817. Na UFPB também haverá protestos com panfletagens durante todo o dia.

Segundo o dirigente da Associação dos Professores do Estado da Paraíba, Fernando Lira, não haverá aula nesta sexta-feira, pois os professores estarão denunciando o desemprego e as privatizações. “Estaremos denunciando o desmonte que vem sendo feito na educação com os baixos salários dos professores e a precarização dos investimento para a educação”, explicou.

A categoria fará um ato público na sede Associação dos Professores de Licenciatura do Estado da Paraíba, que fica localizada na Av. Tabajara 940, no centro de João Pessoa.

O Dia Nacional de Luta tem como tema “Em Defesa do Emprego, dos Direitos e da Aposentadoria e contra a Reforma Trabalhista”. O evento é organizado pelas centrais: CUT, Nova Central, CGTB, CTB, Força Sindical, CSP/Conlutas e as Frentes: Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Os três temas deste Dia do Basta (empregos, direitos e aposentadoria) são itens que fazem parte da “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora”, que contém 22 reivindicações que as Centrais Sindicais escolheram para as lutas unificadas de 2018.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Serra Branca dará continuidade à parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para ampliar a oferta de qualificação profissional no município. Após as turmas dos cursos de Eletricista de Instalações Prediais e Costureiro Industrial, atualmente em andamento, uma nova etapa será iniciada com a oferta do curso de Vestuário Industrial (Malha).

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SENAI, dando sequência ao trabalho de capacitação voltado à preparação profissional e à geração de novas oportunidades para a população.

Para o novo curso, serão disponibilizadas 32 vagas, distribuídas igualmente entre os turnos da tarde e da noite, com 16 vagas por turno. As vagas são limitadas e destinadas a participantes com idade mínima de 16 anos. As inscrições acontecem nos dias 6 e 7 de outubro, das 8h às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada no prédio da Prefeitura de Serra Branca, na Rua Raul da Costa Leão, nº 196, Centro. No ato da inscrição, os interessados deverão apresentar cópia da CNH ou do RG e CPF, cópia do comprovante de escolaridade, cópia do comprovante de residência e uma foto 3×4.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Iandra Pinto, a continuidade da parceria demonstra a importância de associar as políticas sociais à criação de oportunidades de autonomia para a população: “Quando conseguimos oferecer qualificação, também estamos abrindo caminhos para que as pessoas possam buscar novas oportunidades e construir sua própria autonomia. Já temos duas capacitações acontecendo e agora conseguimos avançar com novas turmas, alcançando mais pessoas”, destacou Iandra.

A assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tereza Antonino, que acompanha diretamente a execução dos cursos, ressalta que a continuidade das capacitações também permite ampliar as áreas de formação disponíveis no município: “ Nosso objetivo é continuar buscando formações que dialoguem com as possibilidades de trabalho e renda e, principalmente, fazer com que essas oportunidades cheguem à população de Serra Branca”, afirmou Tereza.

A abertura das novas turmas representa a continuidade da estratégia adotada pelo município para ampliar o acesso à formação profissional. Com os cursos já desenvolvidos e a chegada da capacitação em Vestuário Industrial, a parceria busca oferecer conhecimentos que possam ser aplicados tanto na inserção no mercado de trabalho quanto na criação de novas possibilidades de geração de renda.

Secom