Presidente do Senado, Alcolumbre diz que não pautará impeachment de ministro “nem com 81 assinaturas”

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), foi categórico ao afirmar que não dará andamento a pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante uma reunião com líderes partidários da base governista e da oposição. A informação é da coluna de Roseann Kennedy, do Estadão. 

“Nem se tiver 81 assinaturas, ainda assim não pauto impeachment de ministro do STF para votar”, teria dito o presidente do Senado em tom elevado, de acordo com relato de interlocutores à coluna.

A reunião contou com líderes da base do governo Lula e com os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Tereza Cristina (PP-MS) e Marcos Rogério (PL-RO).  

A fala de Alcolumbre é tida como revés para os parlamentares bolsonaristas que, nesta quinta-feira, 7, anunciaram ter conseguido as 41 assinaturas necessárias para aprovar a admissibilidade do processo, caso o presidente desse andamento ao pedido.

“Um processo de impeachment não é fruto de vontade do presidente da Casa. É um movimento de maturação e tempo. O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também não ia votar o impeachment de Dilma Rousseff. Mas uma hora o vento muda”, rebateu o senador Carlos Portinho (PL-RJ).

“Uma coisa de cada vez. Agora tem 41 assinaturas. Depois conseguiremos apoio para ter 54 votos. Vamos comemorar a vitória de hoje”, continuou Portinho.

O impeachment de Moraes, por outro lado, não é consenso entre os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas, afirmou que a Casa não terá votos suficientes para pautar o processo. 

“Nós não temos no atual Senado 54 senadores [apoiando o impeachment]. E eu conheço o presidente Davi Alcolumbre. Você pode chegar com 80 assinaturas, que ele não abre. É um poder do presidente do Senado. Então essa pauta, eu não vou perder tempo com ela”, disse Nogueira.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Dois homens foram presos em flagrante durante as investigações sobre o roubo à residência do prefeito de Boqueirão, Marcos Freitas, ocorrido nesta última terça-feira (1º), no Cariri da Paraíba.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram agredidas e tiveram a liberdade restringida durante o crime.

Um dos presos é apontado como participante direto do assalto. O outro seria o motociclista que aparece nas imagens acompanhando o carro usado na ação e que teria ajudado o grupo a localizar a residência.

Durante as diligências, a Polícia Militar apreendeu a motocicleta e o DVR das câmeras de segurança, que havia sido levado da casa. O carro utilizado no crime e as roupas dos suspeitos também foram encontrados e encaminhados para perícia.

As investigações continuam para identificar e prender outros possíveis envolvidos.

De Olho no Cariri