A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado ações voltadas ao cuidado e ao bem-estar da população. Além dos atendimentos realizados nas unidades de saúde, a rede municipal também conta com serviços especializados, programas preventivos e campanhas educativas que fortalecem a atenção primária.
Mais um passo importante foi dado para o reforço da saúde no município, descentralizando serviços que possam chegar mais rapidamente à população.
Nesta segunda-feira (8), a Secretaria e o Abrigo de Idosos Rosália Paulino firmaram uma parceria para levar atendimento de fisioterapia, tanto para o Abrigo como para os moradores dos Conjuntos Sebastião Vitorino, Pedro Ferreira, Alto da Caixa D’água e Loteamentos. A prefeitura entra com os profissionais do município e o abrigo com a cessão do espaço.
A ação irá desafogar a Clínica de Fisioterapia Municipal, pois os moradores dessas localidades não precisarão mais se deslocar para o centro em busca do serviço, além de poder atender um número maior de pacientes e proporcionar mais qualidade de vida para todos.

A diretora do Abrigo, Jacquelline Oliveira, falou da parceria entre as duas instituições. “A gente tinha esse espaço ocioso, segunda, terça e quarta, já que os idosos são atendidos às quintas e sextas-feiras, e quando a secretária Niedja nos visitou e viu a possibilidade de expandir o serviço, rapidamente a Prefeitura, que é sempre parceira do Abrigo, colocou o projeto adiante”, disse.
“O espaço da Clínica Municipal já está pequeno para a alta demanda e quando vimos este ambiente maravilhoso, todo equipado, rapidamente pensamos em utilizá-lo também para os moradores da região dos Conjuntos. Levei a proposta ao prefeito Manezinho e à direção da Casa para podermos expandir e melhorar esse atendimento para a população”, disse a secretária Niedja, que também revelou que em breve, a fisioterapia será levada ao Distrito de Pio X, acabando com o deslocamento desses habitantes até o centro da cidade.
O Padre Marcondes este presente ao momento e também falou da importância do serviço. “É uma política pública necessária, que auxilia o cidadão em sua recuperação e qualidade de vida. Na doutrina social da igreja, fala-se muito na política do bem comum e essa aqui é uma política do bem comum. A gente se alegra com tudo o que estamos vendo aqui hoje sendo realizado”, declarou o padre.
“Agradeço a todos os profissionais envolvidos neste trabalho. Reforço que a nossa gestão está sempre à disposição para continuar sendo parceira do Abrigo, fortalecendo ainda mais essa instituição tão importante para a nossa cidade”, disse o prefeito.
Os serviços começaram a funcionar nesta segunda-feira, 8, e acontecerão três vezes por semana: às segundas, terças e quartas-feiras, das 7h às 13h, com a fisioterapeuta Vera Gonçalves.
Os moradores dos bairros dos conjuntos que necessitarem do atendimento, devem procurar a unidade de saúde da região para o encaminhamento do tratamento e a Clínica de Fisioterapia Municipal para o agendamento.
Com Ascom PMS