Prefeitura de São Domingos do Cariri promove 4ª Conferência Municipal de Saúde e população participa em massa

A Prefeitura de São Domingos do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta (27) e quinta-feira (28) a Conferência Municipal de Saúde e discutiu com a população e profissionais da área o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. Um dos traços distintivos dessa conferência foi a participação maciça da população, que interagiu ativamente em toda a programação.

O evento em sua abertura contou com a presença da gestora municipal, Inara Marinho, que destacou a importância de fóruns como esse para debater avanços e desafios da saúde nos pequenos municípios. “Nós temos feito investimentos diversos na melhoria da assistência a população, mas precisamos sempre está discutindo as necessidades para que nos organizemos para supri-las”, destacou a prefeita Inara.

O evento aconteceu em dois dias, sendo o primeiro destinado a fazer uma homenagem e esclarecimentos voltados à mulher, no encerramento do mês de março. A conferência foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores e além da prefeita Inara Marinho, estiveram presentes o vice-prefeito Onildo Lindemberg, os vereadores Sergio Quintino, Jailson Amorim, Antonio Pereira e Gercino Joaquim, secretários municipais, conselheiros de saúde e a população em geral.

Na oportunidade, os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias receberam os certificados do curso introdutório para suas funções, finalizado no final de dezembro. Em parceria com o CRAS, apresentações culturais fizeram parte da programação da conferência, que ainda recebeu os palestrante Josenilton Dias e Jacilene Aguiar, porta vezes da 3ª Gerência de Saúde do Estado.

Para a secretária Renata Lima, a conferência foi muito importante, pois entre diversos temas, discutiu com a população a necessidade de entender o financiamento do SUS e as limitações que existem na oferta dos serviços de saúde pública. “Às vezes, as pessoas pensam que o dinheiro público é infinito e que não fazemos certas ações, pois não queremos, mas no evento pudemos discutir a política de financiamento do Sistema e os desafios que ainda temos a superar para ofertar mais serviços à população”.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print