Prefeitura de São Domingos do Cariri apresenta às famílias programa piloto de inclusão para alunos especiais

A gestão do prefeito Onildo Lindemberg começou com a realização de um sonho antigo de educadores e famílias de São Domingos do Cariri. Trata-se de um programa piloto de inclusão voltado inicialmente para crianças e jovens em idade escolar e que possuem algum déficit de aprendizagem. Intitulado “A Caminho da Inclusão – Cuidar é um ato de Amar”, o projeto foi idealizado pela professora e psicopedagoga Edneide Silva e encabeçado pela Secretaria de Educação, na pessoa da nova secretária Fátima Santos.

O projeto vai atender inicialmente 38 crianças e adolescentes, que possuem deficiências diversas, a exemplo do altismo, microcefalia, TDH, síndrome de down e deficiência intelectual. Este público será acompanhado por professores em forma de APD (Apoio Pedagógico Domiciliar), por uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga, além dos professores em geral.

Segundo a coordenadora do projeto, Edneide Silva, esses alunos terão atendimento personalizado, em alguns momentos assistência terapêutica domiciliar e atendimento com profissionais especializados, de acordo com cada deficiência.

O encontro para apresentar todo o projeto aos pais de alunos beneficiados foi realizado na tarde desta quarta-feira (24) com a presença de educadores, equipe do projeto, o prefeito Onildo Lindemberg e o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Quintino.

Durante os últimos três dias, uma formação especializada em acompanhamento terapêutico foi realizada com uma equipe vinda de Recife-PE. A formação foi destinada a professores e equipe do projeto. Para o prefeito Onildo Lindemberg: “O projeto nasceu da vontade de dar mais dignidade aos especiais de São Domingos do Cariri e a partir da necessidade de contratar profissionais da cidade para atuar no início do ano letivo de nosso município. Tão logo soube do desejo de familiares e professores de oferecer essa assistência inclusiva, não medi esforços e determinei apoio total a este novo projeto.

Vamos continuar apoiando e espero até o final do meu mandato poder construir um centro adaptado e equipado para atender a todos os portadores de necessidades especiais de nosso município”.

Ascom 

Por: KLEBSON WANDERLEY em 25 de fevereiro de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!