Prefeitura de Gurjão encerra campanha “É preciso saber” em alusão ao Setembro Amarelo

A prefeitura de Gurjão juntamente com as secretárias realizaram, neste último sábado (30), a campanha “É preciso saber viver”, em alusão ao Setembro Amarelo, na creche municipal que contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas.

O evento teve no início com os shows de Paulo Ricardo e André Marques, logo após o Prefeito Ronaldo Queiroz fez a abertura oficial do evento e na sua fala pontuou o aumento de ações conscientizadoras para a prevenção do suicídio no Setembro Amarelo entre elas a da campanha no município de Gurjão “um assunto que necessita de voz: de quem alerta, mas de maneira destacada a voz de quem passa por uma dor, mas não sabe elaborá-la ou torná-la audível, por isso pensamos em encerrar o setembro Amarelo em grande estilo com um evento para podermos passar todas as terapias que podem ser usadas para diminuir as chances das pessoas entrarem em depressão, as alternativas podem ser a música, atividades físicas além de ajuda com psicólogos.”, explicou ele.

Em seguida, os psicólogos Raiff Laurentino e Mariana Maciel mostraram dados e fizeram dinâmicas contra os suicídios tendo em vista que a juventude é uma fase que deveria ser nutrida pela felicidade das descobertas, das possibilidades, do idealismo que faz o jovem crer que pode mudar o mundo, do encantamento pelas amizades, por isso mesmo o aumento no número de suicídios neste período da vida intriga profissionais que estudam a morte voluntária. Ter um comportamento, partes do corpo, cor da pele, peso, cabelo, voz, orientação sexual etc., diferente do que se julga “normal” é visto como um dos problemas centrais e disparadores para a dor emocional intensa.

A coordenadora do CVV Wendy falou sobre a importância de um  trabalho preventivo, focado no desenvolvimento e na potencialização de competências e habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, autovalorização, autoestima elevada, amor próprio, superação de ofensas, aprender a trabalhar perdas e frustrações etc, e reforçou que o diálogo é essencial e igualmente, o aprendizado sobre como utilizar a comunicação para torna-la efetiva e assertiva. O educador físico Ygor Fagner realizou várias atividades mostrando que os exercícios físicos tem estado entre as novas descobertas para o tratamento da depressão, onde seus efeitos antidepressivos têm recebido considerável atenção. Alguns benefícios que a atividade física pode proporcionar são: melhor qualidade de vida, maior controle sobre o seu corpo e sua vida, melhora da capacidade respiratória, o aumento de estímulos ao sistema nervoso central, na memória recente, funções motoras e a interação social, proporcionada pelo convívio com outras pessoas.

O evento teve palestras, ações conscientizadoras e educativas realizadas ao longo do mês em comunidades e repartições públicas, tendo nos meios de comunicação os instrumentos usados para a realização de ações coletivas em favor da vida a fim de sensibilizar a população. O prefeito Ronaldo Queiroz ressaltou a complexidade do assunto e da necessidade de se procurar ajuda, “o suicídio é uma morte evitável e por isso que orientamos os cidadãos para que sejam percebidos rapidamente os pensamentos suicidas ou sinais de depressão. A intenção é que todos possam recorrer ao auxílio profissional e que possam também oferecer acolhimento às possíveis vítimas”, disse ele.

 

 

Com Ascom

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print