Com o objetivo de levar água para a escola e possibilitar o seu pleno funcionamento, a Prefeitura Municipal de Gurjão em parceria com o PATAC estão construindo cisternas em escolas da zona rural do município.
Em Gurjão, as escolas beneficiadas estão localizadas nas comunidades de Riacho dos Reis, Cipriano e Morões e as cisternas tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água.
O Projeto Cisternas nas Escolas abrange escolas de vários estados que não têm acesso à água e que foram mapeadas pelo Governo Federal.
“A chegada da água nas escolas a partir da cisterna é fundamental para garantir às crianças o direito à água de qualidade e, consequentemente, aumentar a frequência escolar e o desempenho dos/as alunos/as. É também uma maneira de desconstruir o modelo das políticas tradicionais, a partir de uma política de distribuição e partilha da água e do conhecimento, tecendo uma outra história da nossa cidade” destacou o prefeito do município, Ronaldo Queiroz.
O programa Cisternas nas Escolas é um passo inicial da melhoria da situação das escolas do Semiárido, sendo um dos elementos que somarão para a busca de solução dos problemas referentes à educação na região.
De Olho no Cariri
Com Felipe Diniz