A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com as Prefeituras de São João do Cariri e de Cabaceiras, apoiou a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) na realização do Curso de Capacitação de Condutores de Turismo que atuam na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Cariri, fortalecendo o turismo sustentável e valorizando o potencial cultural e ambiental da região.
Ao todo, 25 pessoas concluíram as 22 horas de capacitação programadas, adquirindo o conhecimento necessário, fundamental para atuar com responsabilidade e eficiência na promoção do turismo local.
O curso teve como principal objetivo formar e orientar os condutores de turismo para atuarem de forma sustentável dentro da Unidade de Conservação Estadual (UCE), a APA do Cariri. A iniciativa integrou conhecimentos socioambientais e culturais à prática turística, promovendo o desenvolvimento de técnicas de condução e interpretação ambiental.
Os participantes foram instruídos sobre a importância de contribuir para a proteção ambiental e para a salvaguarda do Patrimônio socioambiental e das manifestações socioculturais presentes nos roteiros turísticos da região.
O curso foi desenvolvido a partir do Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA nº 014/2023), vinculado à concessão da Licença de Instalação para a Linha de Transmissão de 500 kV que conecta a Subestação Serra da Palmeira à Subestação Campina Grande III, garantindo que os recursos gerados pelo empreendimento fossem revertidos em benefícios socioambientais para a região.
De acordo com o prefeito Fernando Aires, ações como esta reafirmam o compromisso com o turismo sustentável. “A conservação ambiental e a valorização cultural, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, disse.
Ele agradeceu aos participantes, ao apoio das prefeituras parceiras, à comunidade do Cariri Oriental paraibano e aos locais que abriram suas portas para o curso, como o Hotel Pai Mateus, o Complexo Saca de Lã, a Fazenda Arara e o Complexo Lajedo do Bravo, em Boa Vista e também, ao Batalhão de Policiamento Ambiental, que colaborou para a segurança e o bom andamento das atividades.
A capacitação foi realizada pela Sudema e pela CTG Energia – empresa chinesa responsável pelo Complexo Eólico Serra da Palmeira e contou com o apoio institucional das prefeituras envolvidas e teve como treinadores a equipe das Consultorias especializadas Facheiro Experience e Maron Ambiental.
A coordenadora da Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA), Taíssa Régis dos Santos, e o diretor superintendente da Sudema, Marcelo Antônio Cavalcanti, destacaram a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional sustentável. Eles foram apoiados pelos analistas da Sudema: Melquesedc Lima, Múcio Paz, Marina Nogueira e Elane Soares, que também contribuíram para o sucesso do projeto.
Assessoria