Prefeito Edglei Amorim recebe presidente nacional da Funasa e discute avanços no saneamento e abastecimento de Santo André

O prefeito de Santo André, Edglei Amorim, recebeu nesta quarta-feira (23) o presidente nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Lenildo Dias de Morais, acompanhado do superintendente do órgão na Paraíba e de técnicos da Cagepa. O encontro teve como pauta principal os investimentos em esgotamento sanitário e abastecimento de água no município.

Durante a agenda, Edglei destacou os avanços alcançados na obra de esgotamento sanitário de Santo André, considerada uma das intervenções estruturantes para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população.

Segundo o prefeito, um dos principais desafios enfrentados ao longo do projeto estava relacionado à localização inicialmente prevista para as estruturas de decantação. O planejamento original previa a implantação dentro do perímetro urbano, na saída para Gurjão, o que, segundo a gestão, poderia provocar impactos e transtornos relacionados ao odor nas áreas próximas.

Após articulações e mudanças no projeto, as estruturas foram retiradas do perímetro urbano. Atualmente, de acordo com Edglei, o sistema de esgotamento sanitário encontra-se praticamente funcional.

“Foi uma luta que começou há algum tempo. Trabalhamos para encontrar uma solução que permitisse a realização dessa obra tão importante sem trazer transtornos para a nossa população. Conseguimos retirar essas estruturas do perímetro urbano e hoje temos o esgotamento sanitário praticamente funcional, o que representa um grande avanço para Santo André”, destacou Edglei Amorim.

A reunião também serviu para discutir outro pleito considerado prioritário pela administração municipal: o abastecimento de água das comunidades rurais. Edglei apresentou a situação de um convênio que não chegou a ser executado devido à ausência de recursos por parte da Funasa.

Durante o encontro, o presidente da instituição orientou a Prefeitura a atualizar o projeto-base, possibilitando a continuidade das tratativas para buscar uma solução para a demanda.

“Aproveitamos a presença do presidente da Funasa para pautar também o abastecimento rural. Recebemos a orientação para atualizar o projeto-base e vamos trabalhar nisso para avançarmos nessa demanda. Nosso objetivo é levar mais segurança hídrica e melhores condições de vida às famílias da zona rural”, afirmou o prefeito.

Edglei Amorim ressaltou que a gestão continuará acompanhando os projetos e buscando recursos junto aos órgãos estaduais e federais para ampliar os investimentos em infraestrutura no município.

“Essa é a nossa luta diária por Santo André: buscar recursos, acompanhar as obras, enfrentar os desafios e defender os interesses da nossa população. Seguiremos trabalhando para transformar essas conquistas em melhorias concretas para o nosso povo”, concluiu.

De Olho no Cariri

Com Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, realizou uma programação voltada à Saúde do Trabalhador, dentro das ações do Setembro Amarelo.

A iniciativa contou com rodas de conversa e orientações sobre saúde mental, valorização da vida, estresse no ambiente de trabalho e a importância de buscar ajuda quando necessário.

A programação também incluiu ginástica laboral, alongamentos, exercícios de respiração, acupuntura, ventosaterapia e atividades de integração, reunindo trabalhadores de diferentes setores e o público em geral.

Segundo a gestão, a ação teve como objetivo reforçar a importância do cuidado com a saúde física e mental dos trabalhadores.

De Olho no Cariri