A cidade Mãe do Cariri acompanha com atenção e vivencia clima de grande expectativa quanto a seu futuro administrativo. Isso porque o prefeito da cidade, Cosme Gonçalves (DEM), está sofrendo um processo de interdição de mandato proposto pelo Ministério Público.
A ação do MP visa declarar a incapacidade civil do gestor, que segundo denúncias formuladas junto ao órgão está com quadro de Mal de Alzaimer, o que o torna incapaz de administrar a Prefeitura do município. Na semana passada, fontes seguras e próximas asseguraram a reportagem do portal De Olho no Cariri que o gestor estava pronto para pedir uma licença de três meses para tratar de sua saúde e garantir a governabilidade na cidade.
O documento seria entregue ao Poder Legislativo no início desta semana, mas o prefeito Cosme teria sofrido pressão de alguns líderes políticos locais e pessoas próximas à gestão para não assinar e se afastar do cargo. A pressão funcionou, pelo menos até o momento, e Cosme não só não entregou o pedido de afastamento como adota o total silêncio sobre seu futuro político.
Na manhã desta quarta-feira (20), está marcada uma audiência de entrevista no processo de interdição, onde o juiz da Comarca de São João do Cariri ouvirá o gestor sobre os questionamentos levantados pelo Ministério Público. O gestor, nem ninguém da família, confirmou se ele participará da audiência, mas é grande a expectativa, pois nela o juiz poderá ter plena ciência de seu atual quadro de saúde psíquica.
EM TEMPO
Em tempo, o atual momento administrativo vivido pela cidade parece uma repetição de outro instante da vida pública de São João do Cariri vivenciado há pouco tempo, quando da administração do ex-prefeito Marcone Medeiros. Marcone estava com câncer e só deixou a gestão quando veio a óbito por conta da doença. O atual prefeito Cosme, que era seu vice, assumiu em seu lugar e está em segundo mandato, também a enfrentar problemas de saúde. Esperamos que o gestor tenha mais sorte que o ex-prefeito Marcone e a cidade possa de fato ser bem gerida.
SILÊNCIO
O vice-prefeito Hélder Trajano tem adotado o silencio e tem dito que espera que o prefeito Cosme se trate e se recupere e a cidade de São João do Cariri não seja prejudicada.
De Olho no Cariri