População reclama da poda de árvores promovida pela Prefeitura de Serra Branca; secretário explica

Após 5 anos de seca, a população serra-branquense estava até acostumada a perceber árvores morrendo ou sem vida na zona rural ou nas margens das estradas. Na entrada do município o cenário era outro. Árvores grandes e em boa quantidade saudando a todos que chegavam em Serra Branca.

Desde a última sexta-feira (17), a realidade vista foi outra bem diferente. Uma árvore grande e antiga que ficava bem na entrada do município, em frente à pousada Itamorotinga, foi cortada pelo tronco. As demais árvores que fazem um corredor na avenida de acesso à cidade tiveram seus galhos podados por completo e além da paisagem feia verificada no município, restou a sensação térmica mais quente em meio a um verão que não se acaba há anos com a seca que atinge a região Nordeste.

Nas redes sociais e nas emissoras de rádio as reclamações não demoraram a chegar. A população reclama que a cidade está ficando sem sombras, com mais calor e ainda por cima assistindo a um verdadeiro desmatamento deliberado de árvores.

A reportagem do portal De Olho no Cariri procurou ouvir o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Trajano, que explicou os motivos da poda. Segundo ele, a árvore que ficava em frente a pousada Itamorotinga atrapalhava os caminhões que saíam do município devido seus prolongados galhos e a Prefeitura de Serra Branca encomendou vária mudas de plantas da espécie “Nim” para plantar da pousada até a distribuidora de gás de Luzinho.

Quanto as demais árvores da entrada do município, o secretário disse que a intenção era diminuir o tamanho dos galhos que já chegavam próximos da rede elétrica, mas reconheceu que houve um exagero na poda. Ele garantiu que não permitirá a poda daquela forma em outras algarobas do município.

Ainda de acordo com Tarcísio Trajano, o prefeito Souzinha determinou a compra de várias mudas de árvores, também da espécie Nim, para realizar um trabalho de arborização no município.

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print