PF prende dois acusados de ameaçar familiares de Alexandre de Moraes

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (31) duas pessoas acusadas de ameaçar familiares do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As prisões ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cinco mandatos de busca e apreensão também foram cumpridos.

De acordo com a corporação, as prisões foram determinadas pelo próprio Supremo, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os nomes dos acusados não foram divulgados pela PF.

As prisões desta sexta-feira foram realizadas em uma nova investigação envolvendo ameaças contra o ministro e seus familiares. Em 2023, Moraes e seu filho foram alvo de hostilidades no Aeroporto de Roma, na Itália.

Segundo as reportagens divulgadas pela imprensa, o grupo teria chamado o ministro de “bandido e comunista”. Ao questionar os insultos, o filho do ministro foi agredido por um dos acusados. Moraes estava na Itália para participar de uma palestra na Universidade de Siena.

Audiência de custódia

Os mandados de prisão foram expedidos pelo próprio Alexandre de Moraes, e a audiência de custódia dos acusados será realizada às 17h de hoje pelo juiz instrutor do gabinete do ministro.

Em nota, o gabinete informou que a prisão dos acusados Raul Fonseca de Oliveira e Oliveirino Júnior foi determinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, após a Secretaria de Segurança da Corte detectar ameaças contra familiares do ministro por meio do monitoramento de rotina. Além disso, foram enviadas mensagens ao ministro com os dizeres “comunismo” e “antipatriotismo”.

Para a Procuradoria, os acusados tentam impedir a atuação de Moraes, que é relator da investigação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. No entendimento de Gonet, há indícios da prática do crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O crime é caracterizado pelo emprego de violência para impedir ou restringir o funcionamento dos poderes constitucionais.

“A gravidade das ameaças veiculadas, sua natureza violenta e os indícios de que há monitoramento da rotina das vítimas evidenciam, ainda, o perigo concreto de que a permanência dos investigados em liberdade põe em risco a garantia da ordem pública. A medida é, assim, proporcional, ante o risco concreto à integridade física e emocional das vítimas”, justificou o gabinete de Moraes.

Com Agência Brasil

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de sete motocicletas com escapamentos adulterados em Boqueirão, no Cariri paraibano. A ação foi realizada na quinta-feira (6) e sexta-feira (7), com o objetivo de reforçar a fiscalização de trânsito, combater irregularidades e garantir maior tranquilidade à população.

A operação ocorreu em cumprimento a uma recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e reuniu equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar, por meio do 18º Batalhão, ROTAM e 3ª Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

Durante as abordagens realizadas em Boqueirão, sete motocicletas foram retiradas de circulação por utilizarem escapamentos adulterados, popularmente conhecidos como “canos barulhentos”, que provocam ruído excessivo e podem causar perturbação do sossego.

Durante a operação, as forças de segurança também recuperaram duas motocicletas com restrição de roubo em Queimadas. Apesar disso, o principal foco das ações em Boqueirão foi a fiscalização das irregularidades de trânsito.

Fiscalização terá continuidade

De acordo com as forças de segurança, a operação não será uma ação isolada. As fiscalizações deverão continuar em Boqueirão, com abordagens e ações ostensivas para coibir irregularidades e reforçar a segurança no trânsito.

A intensificação das ações também busca combater situações como a condução de motocicletas por pessoas sem habilitação, inclusive menores de idade, além da circulação sem os equipamentos obrigatórios de segurança e outras práticas que podem colocar em risco condutores, passageiros e pedestres.

Outro ponto de atenção é a combinação entre consumo de bebidas alcoólicas e direção, comportamento que aumenta significativamente os riscos de acidentes.

A continuidade da fiscalização é considerada importante não apenas para retirar veículos irregulares de circulação, mas também para prevenir acidentes, promover maior respeito às normas de trânsito e proporcionar mais tranquilidade à população de Boqueirão.