Pesquisa do CDSA identifica comunidades remanescentes de quilombo no Cariri


O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e Cultura (NEPEC), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG) em parceria com a base do MST/Sumé e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (PROCASE) (Unidade do Cariri), iniciou uma pesquisa no território da antiga “Fazenda Serra Branca” no município de Serra Branca-PB cujos dados serão elementos fundamentais no processo de auto reconhecimento e pela titularidade dos territórios historicamente ocupados segundo a coordenação da pesquisa.

Neste processo de pesquisa foram identificadas pelos pesquisadores, três comunidades que são remanescentes de quilombo na região: Sítio Cantinho, Lagoinha e Ligeiro de Baixo.

A pesquisa está sendo coordenada pelos professores Wallace Gomes Ferreira de Souza, da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACiS/CDSA) e Faustino Teatino Cavalcante Neto, da Unidade Acadêmica de Educação do Campo (UAEDUC/CDSA). Participam como colaboradores os professores Carolina Figueiredo de Sá, Isaac Alexandre da Silva; Filipe Gervásio Pinto da Silva, José de Sousa Pequeno Filho e Adriana de Fátima Meira Vital.

Com Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print