Pega de Boi realizada em Boa Vista reuniu vaqueiros da região, neste domingo

A tradição nordestina da pega de boi movimentou Boa Vista neste domingo (26), reunindo vaqueiros de várias comunidades rurais em um evento marcado pelo reencontro de amigos e a força da cultura local. A atividade, realizada no Sítio São Bento, resgata uma prática centenária do homem do campo e fortalece o sentimento de identidade e pertencimento dos boavistenses. Os vaqueiros receberam premiação em dinheiro e o troféu que  foi uma homenagem a Edmilson Alves, um conhecido vaqueiro da região.

O secretário municipal de Serviços Rurais, Aluízio Marques e superintendente , Kermes José, explicaram que a ideia surgiu do desejo de valorizar o verdadeiro vaqueiro nordestino. “É uma prática, uma cultura de século. Antes, o povo se juntava, soltava os bois e não havia troféu ou disputa. É uma iniciativa com adesão da comunidade rural e que atraiu pessoas de cidades vizinhas interessadas em replicar o nosso modelo”.

A atividade contou com a participação de dezenas de vaqueiros e um público expressivo, que acompanhou as disputas e celebrações ao longo do dia. Para além da prática, a pega de boi representa o reconhecimento ao trabalhador do campo – o homem e a mulher que convivem com a seca, criam o gado, produzem o leite e mantêm viva a economia rural de Boa Vista.

O prefeito Fernando Aires destacou a importância do evento para a valorização da cultura do Cariri. “A pega de boi com o animal solto na caatinga, é a expressão viva do nosso povo, da força do homem do campo. Apoiamos a agricultura e as iniciativas que fortalecem nossa cultura e unem a comunidade em torno das nossas raízes de forma responsável”, afirmou.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print