Paraíba tem alerta de perigo potencial por baixa umidade do ar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso pelo qual informa que a Paraíba estará até as 19h desta terça-feira (13) com baixa umidade do ar, classificando a situação com nível de severidade de ‘perigo potencial’. O quadro não afeta todo o estado e dados mais detalhados, com lista completa de municípios, podem ser obtidos neste link.

Segundo o comunicado do Inmet, a umidade relativa das áreas afetadas deve variar entre 20% e 30%. Ainda de acordo com o instituto, tal condição oferece baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Além da Paraíba, também são atingidos pela baixa umidade os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Recomendações do Inmet
Beba bastante líquido;

Evite desgaste físico nas horas mais secas;

Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previsão do tempo
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), nesta terça-feira os ventos que sopram do oceano Atlântico em direção à costa leste nordestina voltaram a deixar o tempo mais úmido sobre as regiões do Litoral, Brejo e Agreste da Paraíba. Com isto, a nebulosidade fica variável e propícia à ocorrência de chuvas ocasionais nestas áreas. Já para as áreas do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão é previsto céu parcialmente nublado.

Temperaturas
Litoral

29º MÁX

21º MIN

Brejo

24º MÁX

17º MIN

Agreste

27º MÁX

17º MIN

Cariri/Curimataú

30º MÁX

15º MIN

Sertão

34º MÁX

20º MIN

Alto Sertão

33º MÁX

18º MIN

Com Portal Correio

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 23ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), deflagrou, nesse domingo (11), a Operação Oplotheke, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no município de Soledade.

A ação faz parte de uma investigação sobre a destinação do acervo de armas de fogo de um atirador desportivo, caçador e colecionador (CAC) falecido recentemente.

De acordo com as investigações, o filho do falecido, um advogado que reside no município, mantinha armas e munições sob sua guarda sem a devida comunicação do óbito aos órgãos competentes ou a adoção das providências legais para a destinação do armamento.

Durante as buscas na residência do investigado, os policiais civis apreenderam duas espingardas, sendo uma calibre 12, registrada em nome do falecido; e outra com a numeração suprimida. Também foram encontradas diversas munições de uso restrito, incluindo calibres 762, 9 mm, .357 Magnum e .45 ACP, além de munições de calibres .380, 12 e .22 e insumos para recarga.

Dos aproximadamente dez armamentos cadastrados em nome do falecido junto à Polícia Federal, apenas uma arma foi localizada durante a ação. O paradeiro das demais armas e a origem das munições apreendidas seguem sob investigação.

O advogado foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo com numeração suprimida e munições de uso restrito. Em razão da condição profissional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi formalmente comunicada para acompanhar o procedimento, assegurando as prerrogativas legais da advocacia. Diante das circunstâncias da ocorrência, não foi arbitrada fiança na esfera policial.

O nome da operação, Oplotheke, tem origem grega e remete à ideia de depósito ou arsenal de armas, em referência ao conjunto de armamentos e munições mantido irregularmente e apreendido durante a ação policial.

Acervo de armas de fogo de CAC

O administrador da herança ou inventariante tem o prazo de 90 dias para comunicar o óbito do CAC (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) à Polícia Federal ou ao Exército Brasileiro. 

A arma deve permanecer sob a guarda do administrador ou curador em um local seguro, mas ela não pode ser usada ou portada por herdeiros sem a devida regularização. Manter arma registrada em nome de falecido sem processo sucessório é crime (Art. 12 do Estatuto do Desarmamento, conforme entendimento do STJ).

De Olho no Cariri

Com ClickPB