Paraíba tem 42 açudes em situação crítica; região do Cariri e Curimataú é a mais afetada

Dos 136 reservatórios de água da Paraíba, 42 estão em situação crítica. Ou seja, com menos de 10% da capacidade total. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

O subgerente de monitoramento Quali-Quantativo da Aesa, Wellington Barbosa, explicou que neste período do ano é “normal” os níveis dos reservatórios baixarem. No entanto, neste ano “o agravante é que os últimos aportes desses reservatórios não foram expressivos, principalmente na região do Curimataú e do Cariri”.

Ainda segundo o Wellington Barbosa, a região de Taperoá é uma das que mais tem sofrido com a estiagem.

Apesar do cenário, segundo a Aesa, os reservatórios que recebem águas da Transposição estão em situação de normalidade, mesmo localizados no Cariri.

Cidades em emergência

Atualmente, 96 cidades da Paraíba estão em situação de emergência por causa da estiagem. Todas tiveram a situação reconhecidas pelo Governo Federal e podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

MaisPB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Na tarde desta última sexta-feira (14), uma equipe da 7ª CIBM foi acionada para atender a uma ocorrência de acidente no Distrito de Barreiras, zona rural de Caraúbas, envolvendo um trabalhador durante o uso de uma ferramenta elétrica de corte. O equipamento ficou cravado na região da perna direita da vítima.

A equipe de Bombeiros realizou a estabilização da vítima e da ferramenta, adotando os procedimentos necessários para evitar o agravamento do ferimento e garantir a segurança durante o atendimento.

Após os primeiros procedimentos, a vítima foi encaminhada para atendimento médico, ficando sob os cuidados da equipe de saúde.

De Olho no Cariri

Jornalismo 95FM