Paraíba registra mais de um estupro por dia em 2016 e tem maior alta do país


A Paraíba teve mais de um estupro registrado por dia no ano de 2016, segundo os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta segunda-feira (30). Durante o ano, foram registrados 376 casos, sendo o pior índice em oito anos. O número representa uma taxa de 9,8 casos por 100 mil habitantes.

De acordo com o estudo, por causa do aumento no número de casos, a Paraíba foi o estado que apresentou a maior variação na taxa de casos, com 29,2%. Em 2015, foram registrados 289 casos de estupro no estado, 87 a menos que em 2016 e o menor número desde 2009. Durante o ano de 2016, também foram registrados 14 casos de tentativa de estupro na Paraíba.

Os dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública computam os números de estupro e tentativa de estupro com base na Lei 12.015, de 2009, que alterou o conceito de estupro no Código Penal, passando a incluir, além da conjunção carnal, os atos libidinosos e atentados violentos ao pudor. Por causa disso, o anuário não compara os dados com os números de anos anteriores a 2009.

A pesquisa também utiliza o número de habitantes com base na Projeção da População 2000 – 2030, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013.

Com G1PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Uma adolescente de 16 anos foi vítima de violência sexual em Marizópolis, no Sertão da Paraíba. O suspeito é um homem de 43 anos que, segundo a Polícia Militar, era amigo da família da adolescente.

O caso aconteceu na última sexta-feira (4). De acordo com a polícia, o homem teria oferecido uma carona de moto à adolescente com a justificativa de que iria comprar um presente para a avó dela.

Ainda segundo a Polícia Militar, durante o trajeto, o homem teria desviado o caminho para uma estrada de mato, onde teria cometido o crime. A adolescente também teria sido ameaçada de morte caso contasse o que havia acontecido.

Após o crime, a adolescente contou o que aconteceu para a família. Ela recebeu socorro médico e passou por exames.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito fugiu após o crime e, até o momento, segue foragido. A Polícia Civil investiga o caso.

De Olho no Cariri

Com G1 Paraíba