As agências da Caixa Econômica Federal registraram filas em João Pessoa, Campina Grande e cidades do interior da Paraíba nesta segunda-feira (13). A aglomeração acontece devido ao pagamento do auxílio emergencial.
De acordo com o decreto estadual publicado em 27 de março, as agências bancárias e lotéricas podem funcionar presencialmente, devendo organizar e priorizar o atendimento para os pagamentos dos beneficiários do Bolsa Família.
No caso dos bancos, o atendimento será restringido ao pagamento de salários, aposentadorias e benefícios do Bolsa Família e aos serviços que não podem ser realizados nos caixas eletrônicos e canais de atendimento remoto.
O decreto ainda ressalta que os estabelecimentos devem adotar medidas de proteção aos seus funcionários, clientes e colaboradores, estabelecendo a distância de 1,5 metro entre cada pessoa e adotando, quando possível, sistemas de escala, alteração de jornadas e revezamento de turnos, para reduzir o fluxo, e não permitir a aglomeração de pessoas.
Nas cidades de Sapé, Mari, Sobrado, Riachão do Poço e Cruz do Espírito Santo, a Polícia Militar tem monitorado as filas, checando o distanciamento das pessoas e o uso de máscaras de proteção. De acordo com o major Sidnei Paiva, quem desrespeitar as recomendações deverá retornar para casa.
G1 PB – Fotos: TV Cabo Branco/Reprodução