O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse que neste final de semana será possível apresentar novos dados referentes aos municípios e à classificação deles por meio de bandeiras.
O que se tem observado, de acordo com Geraldo, é a interiorização do vírus com aumento de novos casos diários no Sertão, especialmente na cidade de Cajazeiras, onde há um potencial de ocupação de leitos de UTI acima dos 58%. “Esta é a primeira vez que o percentual no Sertão é mais elevado do que em Campina Grande e João Pessoa”, falou.
Na entrevista concedida à Rádio Campina FM, o secretário enalteceu as ações do Estado no enfrentamento à Covid-19 e disse que a Paraíba é um dos poucos em que não houve registro de colapso na rede pública de saúde, e que isto é resultado da ampliação dos leitos de UTI, além dos decretos de isolamento social, de uso de máscara, entre outros.
Apesar do bom desempenho da Paraíba, Geraldo alertou mais uma vez que é necessário que a população se conscientize da necessidade dos cuidados tão informados, como uso de máscaras e higienização das mãos, evitar aglomerações e se manter em distanciamento social.
– Temos 40% dos paraibanos obedeceram às orientações das autoridades sanitárias e temos que prestar homenagem porque salvaram muitas vidas. Os 60% que não cumpriram as regras, continuamos fazendo com que entenda que a doença é grave e é preciso ter consciência e não despertar para isso apenas quando um ente querido ser acometido – alertou.
Geraldo mais uma vez informou que a Paraíba alcançou o platô com uma média diária de 1.300 novos casos e 25 mortes e que isto representa um decréscimo progressivo.
O médico ressaltou ainda que a Paraíba já atingiu uma média de 80% da trajetória da Covid-19 e que o Estado está chegando a um estágio final da pandemia.
– Acredito que em dois meses tenhamos o decréscimo desta pandemia e poderemos comemorar a vitória – frisou.
PB Online