A Paróquia de São José, com sede na cidade de Parari-PB, Forania Cariri I, acolheu o seu novo Administrador na tarde desta sexta-feira (30), trata-se do Padre Bruno Costa que foi empossado pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, em solene celebração Eucarística.
Na mesma ocasião, o Diácono Antônio Alves Tributino foi apresentado à Comunidade, onde fará uso de ordens na referida Paróquia de São José, que também abrange a Área Pastoral do Sagrado Coração de Jesus, que fica na cidade de Santo André-PB.
Presentes na missa, Padres, Diáconos, Seminaristas, familiares do Padre Bruno e do Diácono Antônio, o povo de Deus daquela comunidade local e autoridades civis do município de Parari e de municípios circunvizinhos, prestigiaram este momento festivo e histórico para à Paróquia.
Homilia
A homilia do Bispo se deu em duas partes: na primeira Dom Dulcênio situou as leituras e as explicou, na segunda parte falou à comunidade pedindo cooperação junto aos clérigos.
Ao explicar o Evangelho, Dom Dulcênio falou sobre a rejeição que Jesus sofreu enquanto pregava na sinagoga, chamou atenção para a falta de fé daquela gente, e salientou que Jesus estando sempre no meio do povo, desejou ser um sinal da presença viva de Deus.
“Ele é a presença viva de Deus, que, como ao povo do deserto, manifestou sua ajuda, libertação e proximidade. Do mesmo modo como foi pedida de Israel a fé na Aliança para experimentar o que Jesus oferece, é preciso ter fé. Só assim se pode viver um caminho de coração aberto e gratificado pelos bens que o Senhor oferece, tanto no passado, como no presente”, comentou.
Num segundo momento, Dom Dulcênio voltou-se à comunidade que celebrava a acolhida do novo Padre e Diácono, recordando-lhes ser providencial no ano dedicado a São José, a paróquia ganhar um padre e um diácono. Ademais, desejou que os fiéis caminhem junto aos seus pastores, e desenvolvam-se no campo religioso e social, através de uma vida de oração e de trabalho, e firmes nas adversidades.
“Na oração, Deus e a alma se unem como dois pedaços de cera, que não se podem mais separar. É lindo uma comunidade inteira que reza e tem seus líderes religiosos a frente dando exemplo. No trabalho, sejam zelosos no apostolado e no trabalho físico. Zelem pelos templos espirituais e físicos. No sofrimento, uma vida santa e laboriosa atrai os paroquianos e causa admiração de todos. O Padre é “o cura de todos”, é um “outro Cristo”, um salvador das almas. Ora, Jesus Cristo não salvou as almas somente com preces e labutas apostólicas, mas também por meio de padecimentos e da morte na Cruz. O Padre tem que ser homem maduro psicologicamente e na fé”, disse.
O Rito da Missa
É próprio da Liturgia da posse de Administrador, o padre empossado proferir nesta celebração sua profissão de fé, receber do Bispo as chaves da Igreja e do Sacrário, ser conduzido à Pia Batismal, além de receber Estola roxa, como sinal do seu ministério de escuta na confissão.
Padre Bruno Costa de Medeiros
É natural de Campina Grande, sua Paróquia de origem é a Sagrada Família. Ingressou no Seminário Diocesano em 25 de janeiro de 2004; depois de admitido para o diaconato em 10 de dezembro de 2010, fez seu Estágio Pastoral na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Campina Grande, a partir do dia 06 de janeiro de 2011. Foi ordenado Sacerdote em 04 de agosto de 2011 na festa de São João Maria Vianney no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Foi Vigário Paroquial de São Pedro, em Caraúbas-PB, logo em seguida assumiu a Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Barra de São Miguel-PB, em 02 de outubro de 2011.
Paróquias como vigário paroquial foram: Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Campina Grande em 01 de fevereiro de 2015; Paróquia Sagrada Família em Campina Grande em 01 de janeiro de 2016; Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Cuité, 14 de março de 2018; seu lema Sacerdotal: “Porque o Pai me ama, minha vida eu a dou livremente” (Jo 10, 17-18).
Diácono Antônio Alves Tributino
O diácono tem 55 anos, é casado e tem duas filhas. Sua profissão é lidar com a agricultura; como clérigo desenvolveu funções nas pastorais do batismo e da crisma; na dimensão caritativa trabalhou no projeto Bom Samaritano da Paróquia de Juazeirinho.
A Paróquia de São José em Parari-PB
Foi fundada em 19 de março de 2014, e ao longo desses sete anos, dois padres já administraram a Paróquia, Padre Joselito que foi Pároco, e Padre Cristino, que cumpriu o ofício de Administrador Paroquial. Nomeado no último dia 9 de julho, o Padre Bruno Costa, passa a ser o novo Administrador Paroquial.
De Olho no Cariri
Com Ascom |Correção: Padre Márcio Henrique
Fotos: Letícia Silva, Natalia Queiroz (Pascom de São José) e Rafael Augusto.