
O padre, historiador e conhecedor da história do Cariri paraibano, João Jorge, atualmente na cidade de Cabaceiras, está apelando ao Tribunal de Justiça da Paraíba pela permanência dos arquivos históricos das Comarcas de Cabaceiras e São João do Cariri, ambas desinstaladas recentemente e agregadas a outros municípios.
Com a desinstalação das comarcas, São João do Cariri foi agregada a Serra Branca e Cabaceiras a Boqueirão. João Jorge ressaltou que são duas comarcas históricas e que devem preservar os arquivos nos respectivos municípios de origem.
Quem é Padre João Jorge ?
Padre João Jorge Rietveld, nasceu em Geldrop (Holanda) no dia 10 de Julho de 1953. Mestrado em agronomia tropical pela Universidade de Wageninge (1979) e mestrado em teologia pastoral pela Universidade de Heerlen (1986). Chegou ao Brasil em 1986 e foi ordenado padre em 1987. Sua primeira paróquia foi na cidade Monteiro, no Cariri.
Padre João também se destaca como escritor. Já publicou livros de teologia, história e agronomia do Cariri, onde resgatou fatos e personagens que já se encontravam esquecidos pela força do tempo.
Com Blog Bruno Lira