
A prefeita de Livramento, Carmelita Ventura, continua conduzindo com atenção e pessoalmente todas as medidas de combate e prevenção ao novo coronavírus. Com ações na saúde e assistência social, a gestora acabou de publicar também um novo decreto, que estabelece ações e medidas para evitar a propagação do vírus no âmbito do município.
A primeira grande iniciativa do novo decreto Nº 611 de 09 de maio de 2020, é a implantação de barreiras de contenção de fluxos e sanitárias nas principais portas de acesso ao município de Livramento. As barreiras conterão servidores da saúde, urbanismo e guarda municipal e se destinam a verificar todas as pessoas que adentram ao município, permitindo acesso apenas aos residentes na cidade, pessoas que trabalham no município, transporte de mercadorias e aos casos de urgência médica. Os de segunda residência que adentrarem aos limites da cidade deverão cumprir quarentena de 14 dias.
O decreto ainda mantém o fechamento das seguintes atividades comerciais:
- Academias, aulas de lutas, e jogos esportivos em geral;
- Bares, casas noturnas, boates, salões de festas e similares;
- Clubes, associações recreativas e similares;
- Áreas comuns, salão de festas e piscinas;
- Missas, cultos e atividades religiosas que envolvam aglomeração de pessoas;
- Feiras livres, parques públicos e similares.
O documento permite, entretanto, o funcionamento de várias categorias comerciais, mas determinou horários diferenciados a fim de evitar aglomerações nas ruas e pontos comerciais.
I. Abertura a partir das 07:00hs e encerramento às 13:00hs
a) Oficinas mecânicas e borracharias;
b) Armazéns e comércio de material de construção ou produtos veterinário;
c) Salões de beleza;
d) Comércio de gêneros alimentícios (açougues, frigoríficos, mercearias, mercados e supermercados),
e) serviço de telefonia e internet, abastecimento e venda de água e gás de cozinha;
f) bancos, casas lotéricas e Correios;
g) Lojas e comércio de confecções e calçados;
h) Lojas de cosméticos e perfumarias;
i) Comércio de eletrodomésticos;
II. Abertura à partir das 06:00hs com encerramento às 18:00hs
a) comercialização de combustíveis e derivados;
b) serviços funerários;
c) comércio de medicamentos e produtos hospitalares;
d) Panificação.
III. Das 08:00hs às 22:00hs
- Os restaurantes e lanchonetes, apenas para retirada no balcão ou entrega por delivery.
A prefeita Carmelita Ventura ainda inseriu no decreto que estabelecimentos cujos atendimentos se dão de forma individual sejam realizados preferencialmente através de agendamento prévio de horário para evitar esperas em ambientes fechados.
A desobediência ao decreto resultará nas sanções previstas em lei e a Prefeitura de Livramento estará atenta a observância das recomendações. A Prefeitura ainda recomendou que em casos de mortes durante este período o velório e sepultamento fiquem restritos aos familiares.
Segundo a prefeita Carmelita Ventura: “O Brasil está vivenciando um cenário desolador e crescente de casos do novo coronavírus. Quem ama cuida e como tenho compromisso com o meu povo, tive que prorrogar e até endurecer as normas de combate ao Covid-19 para continuar mantendo nossa população livre dessa perigosa doença. Peço a compreensão de nosso povo e que permaneçam em casa com suas famílias e cuidando, principalmente, de nossas idosos e pessoas do grupo de risco”.