O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (26), a liberação de R$ 78 milhões para a construção de 33 novas unidades de atendimento 31 municípios paraibanos. A medida se soma à chegada de 13 novos médicos especialistas que começaram a atuar em três cidades no estado. As medidas integram as ações do Programa Agora Tem Especialistas.
Os recursos serão aplicados na construção de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Policlínica. Além de 28 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“O Ministério da Saúde está ampliando atendimentos para reduzir o tempo de espera, utilizando a rede pública e privada. Para isso, garante a presença de especialistas, com prioridade para regiões com déficit, como o sertão da Paraíba, que receberá 13 novos profissionais. Muitos atuarão pela primeira vez na rede pública e terão suporte de hospitais universitários e de excelência do SUS para atualização e aprimoramento. A medida qualifica o atendimento, amplia a oferta de serviços e evita que pacientes precisem se deslocar para outras cidades, fortalecendo o SUS”, disse o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a liberação dos recursos tem o objetivo de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. “A expansão imediata da oferta de serviços, com a mobilização de toda a estrutura pública e privada de saúde do país, vem acompanhada de mais investimento em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde. Uma frente estruturante que vai garantir mais serviços de saúde para a nossa população”, afirmou.
MaisPB