MEC premia Educação de Sumé com Selo Ouro na Alfabetização

O município de Sumé vem se destacando com grandes conquistas alcançadas na área da Educação, na promoção da alfabetização e no desenvolvimento educacional de suas crianças, fruto de uma política séria, com trabalho, planejamento e investimentos que a gestão do município vem realizando na pasta desde 2025.

A rede municipal de ensino foi contemplada nesta segunda-feira (9) com o anúncio da conquista do “Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização,” concedido pelo Ministério da Educação às redes de ensino que realizaram ações e cumpriram metas para a elevação dos índices de alfabetização durante o ano de 2025.

A secretária municipal da Educação, Denise Sousa, ressaltou que o resultado é fruto de muito trabalho realizado com toda as equipes envolvidas. De acordo com ela, as crianças matriculadas, no ano de 2025, no 2° ano do ensino fundamental, na Avaliação Diagnóstica, apenas 40% delas conseguiam ler dentro de um nível adequado. “Foi um trabalho intenso, realizado por muitas mãos da nossa pasta, que acompanharam de perto as crianças que precisavam de uma atenção especial, e com as estratégias certas e foco, todos contribuíram para que Sumé conquistasse esse Selo e melhorasse os níveis da Educação em nosso município”, disse Denise.

Ela também agradeceu ao trabalho dedicado da gestão municipal em manter o compromisso com a Educação de Sumé. “Eu fico grata e parabenizo todos os profissionais da rede que se empenharam neste processo de alfabetização durante o ano de 2025, especialmente os professores do 2° ano que abraçaram essa causa e alfabetizaram 85% dos alunos na idade certa. Também parabenizo o prefeito Manoel Lourenço que não mede esforços na luta por uma educação de qualidade em nosso município, sempre solícito a todas as demandas que apresentamos a ele e comprometido em atender da melhor maneira possível”, destacou Denise.

O Selo Ouro faz parte de uma iniciativa do Governo Federal, com avaliações criteriosas, que tem como objetivo assegurar que os estudantes estejam alfabetizados até o final do 2° ano do ensino fundamental, além de recuperar aprendizagem dos alunos do 3°, 4° e 5° ano.

Entre os critérios avaliados estão a implementação de políticas públicas educacionais, formação continuada de professores, acompanhamento pedagógico, gestão escolar e indicadores de aprendizagem.  A certificação é concedida nas categorias ouro, prata e bronze, conforme o desempenho nas redes de ensino nesses indicadores.

A cerimônia de entrega da premiação será feita pelo MEC e está prevista para acontecer em março.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé