A Prefeitura de Livramento está numa verdadeira guerra contra o coronavírus. Ao longo dos últimos 20 dias, diversas ações foram realizadas e a prefeita Carmelita Ventura criticou opositores que querem fazer política em cima de algo tão sério: a saúde e o bem estar dos livramentenses.
A Prefeitura de Livramento realizou de imediato a publicação de vários decretos limitando a aglomeração de pessoas, o funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, a feira livre e eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas.
Mas não parou por aí. Através da Secretaria de Urbanismo e Saúde realizou a desinfecção de locais críticos como praças, escolas, mercadinhos, prefeituras. Promoveu ainda reunião com donos de supermercados, mercadinhos, mercearias e donos de padaria detalhando medidas de prevenção e cuidados acerca do coronavírus para aplicação junto aos seus clientes, como ainda regulou o funcionamento desses estabelecimentos.
A Prefeitura de Livramento realizou de forma pioneira uma ação de monitoramento dos ônibus e vans, que traziam livramentenses de outros Estados. Os funcionários da Prefeitura esperavam a chegada dos passageiros e logo os encaminhava para o prédio da Secretaria de Educação, um local amplo e arejado, e lá realizava aferição do quadro de saúde, repassava orientações e fazia a todos assinarem um termo de compromisso para cumprirem a quarentena.
A Secretaria de Saúde promoveu ainda capacitação e entrega de EPIs para os agentes comunitários e de endemias, profissionais do Samu, Unidade 24 horas e unidades de saúde. Como também estabeleceu o atendimento online com a psicóloga do município voltado aos profissionais que estão na linha de frente no combate à doença. A Prefeitura de Livramento, através da Secretaria de Saúde, ainda fez a aquisição de bombas de pulverização, álcool em gel, EPIs como óculos, máscaras, macacões, jalecos, botas, sapatilhas impermeáveis e capacetes para os profissionais de saúde. Como ainda fez a entrega de álcool em gel, máscaras e luvas para os agentes comunitários e agentes de endemias.
A Prefeitura elaborou também um plano municipal de contingência do coronavírus e intensificou as ações de divulgação do perigo da doença tanto na zona urbana como rural, através de rádio, carro de som e redes sociais. Confeccionou e entregou panfletos com medidas preventivas. Por determinação da prefeita Carmelita Ventura, todos os profissionais do grupo de risco foram afastados de suas funções e passaram a trabalhar de casa para evitar qualquer risco de contaminação.
A Guarda Municipal realiza diariamente visitas aos ambientes críticos, orientando quanto ao cumprimento do decreto e conta com o apoio da Polícia Militar na dispersão de aglomerações. As unidades de saúde, especialmente a 24 horas, contam com profissionais capacitados para a realização de consultas e avaliações de usuários do SUS com síndrome gripal. Uma equipe multidisciplinar realiza apoio domiciliar as pessoas com depressão. E veículos como caminhões que chegam de outros municípios são desinfectados por uma equipe montada dentro do plano de contingência.
A prefeita Carmelita Ventura disse que desde os primeiros passos da doença a cidade de Livramento está em alerta e com cuidados permanentes da gestão em relação ao seu povo. A gestora lamentou que alguns opositores, escondidos em determinados veículos de informação, estejam querendo fazer uso político de um problema tão sério, mas destacou que não se intimidará em continuar com o trabalho sério que vem desenvolvendo.
Novas ações
Por fim, a prefeita Carmelita Ventura informou que logo após a Semana Santa dará início a entrega de cestas básicas e outros itens da agricultura familiar para famílias carentes do município. A lista dos beneficiados será feita por agentes de saúde e a gestão estará assistindo os livramentenses dentro de suas possibilidades financeiras.