João Pessoa registra 145 mm de chuva em apenas 6h e causa alagamentos e transtornos no trânsito

Choveu mais de 145 milímetros em João Pessoa durante um período de menos de oito horas. De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuvas é superior ao que deveria ocorrer em todo o mês de fevereiro, com um acréscimo de 45% do que já estava previsto. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), vários pontos da cidades estão alagados e outros com acúmulo de água.

Conforme a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas desta manhã fazem parte do aglomerado convectivo gerador de chuvas na faixa litorânea e áreas adjacentes. Elas podem permanecer no decorrer do dia e se estender, de forma mais pontual, sobre as regiões do Agreste e Brejo.

Devido ao forte volume pluviométrico, vários pontos da cidade registraram alagamentos, como na Avenida Dom Pedro II, que ainda teve uma árvore caída próximo ao Ibama, no Viaduto do Cristo, na Avenida Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários e na Avenida Epitácio Pessoa. Além disso, foi confirmado o deslizamento de uma barreira entre os bairros do Roger e Padre Zé, mas ninguém ficou ferido. Segundo Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil, a chuva deve permanecer durante toda a manhã.

Ocorrências

No bairro Tambiá, o muro que divide um condomínio residencial do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, desabou com as chuvas. Moradores estão preocupados que a estrutura do prédio seja comprometida.

No bairro dos Bancários, um muro que estava represando água acabou desabando com a força das chuvas. No Mercado Central, um muro também desabou e deixou feirantes no prejuízo.

O Manaíra Shopping informou que uma área do asfalto cedeu devido ao excesso de água acumulada em uma galeria. A área foi isolada e o incidente não causou nenhum dano físico ou material para colaboradores ou clientes. A equipe de manutenção do shopping já foi acionada para reparar o asfalto. Nenhuma outra parte do estacionamento foi afetada e o shopping continua funcionamento normalmente.

Um total de 8.124 unidades consumidoras ficou sem energia por causa das chuvas. De acordo com a Energisa, as unidades que tiveram clientes prejudicados ficam em João Pessoa, Santa Rita e Lucena.

Confira a situação do trânsito (até 13h12):

Todos os pontos com grande acúmulo de água estão fluindo normalmente.

Semáforos apagados

  • Av. João Machado x Américo Falcão;
  • Av. Pedro II x Tabajaras x Princesa Isabel: falta de energia elétrica;
  • R. João R. Alves x Luiz Alves Conserva: travado no vermelho;
  • Av. Raniere Mazilli x Napoleão Duré: intermitente;
  • Av. Maranhão x Epitácio Pessoa.

 

De Olho no Cariri

G1 PB

Por: KLEBSON WANDERLEY em 26 de fevereiro de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!