I Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de 8 Baixos da Paraíba acontece hoje em Monteiro

Terra de grande músicos e compositores, a cidade de Monteiro será palco na noite desta sexta-feira, 7, do I Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de 8 Baixos da Paraíba. O evento é uma realização da Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da UEPB, em parceria com o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) e com o apoio da Prefeitura Municipal de Monteiro.

O objetivo deste grande encontro é promover a cultura e exaltar uma das figuras mais ilustre do São João: o sanfoneiro.

O Encontro consta de oito etapas que estão sendo realizadas em todos os Campi da Instituição, instalados em Araruna, João Pessoa, Lagoa Seca, Patos, Monteiro, Catolé do Rocha e Guarabira, sendo que a última etapa será no Campus da UEPB, em Campina Grande, no mês de maio, que antecede uma das maiores festas popular do nordeste brasileiro, o São João.

Confira a programação:

A programação do evento contempla uma oficina que ocorrerá das 09h às 12h e das 14h às 17h, no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, com o professor e tocador de 8 baixos Luizinho Calixto e, à noite, apresentações de sanfoneiros na Praça João Pessoa. Entre as presenças estarão Claudinho de Monteiro, Silone, Orquestra Sanfônica do Campus da UEPB de Monteiro, Luizinho Calixto, Luan Antônio Bezerra e Pablo Lucas Tenório.

 

De Olho no Cariri

Com Ascom

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso nesta quinta-feira (3), em Serra Branca, no Cariri paraibano, suspeito de envolvimento em um caso de tortura, sequestro e lesões corporais praticados em um contexto de violência motivada por homofobia. A prisão ocorreu após investigações da Polícia Civil.

Segundo a corporação, os crimes aconteceram em fevereiro de 2020. Na ocasião, um professor, que tinha 45 anos à época, teria sido retirado à força de sua própria residência e levado contra a vontade para uma região rural do município.

Ainda conforme as investigações, a vítima foi submetida a intenso sofrimento físico e psicológico por quatro homens. Os suspeitos teriam utilizado agressões e outras formas de violência relacionadas à discriminação por sua orientação sexual.

As agressões provocaram ferimentos que fizeram com que o professor precisasse receber atendimento hospitalar e passar por um procedimento cirúrgico.

A Polícia Civil apurou ainda que o crime teria sido planejado como uma forma de represália depois da divulgação, nas redes sociais, de um vídeo relacionado à vida íntima da vítima.

A possível motivação discriminatória foi considerada durante a investigação e poderá ser levada em conta na responsabilização penal, conforme a análise dos elementos reunidos no procedimento.

Após a prisão, o investigado foi encaminhado para uma unidade policial, onde foram realizados os procedimentos legais. Em seguida, ele ficará à disposição da Justiça.

As investigações continuam. A identidade da vítima e outras informações relacionadas ao caso permanecem preservadas em razão do sigilo do procedimento.

De Olho no Cariri