Desde o dia 21 de março de 2020, quando a prefeita de Livramento, Carmelita Ventura, baixou o primeiro decreto com restrições de circulação por causa da pandemia do coronavírus, a Guarda Municipal de Livramento realizou um trabalho extremamente importante e passou a atuar na linha de frente no combate a Covid-19, tornando-se autoridade fiscalizatória de saúde. De acordo com o comandante da guarda, João Paulo Tomé de Sousa, em três meses foram feitas 270 rondas preventivas e fiscalizatórias em média a 150 estabelecimentos comerciais, Correios e Casa Lotérica.
Os guardas municipais atuam num trabalho educativo e até mesmo fiscalizatório das medidas estipuladas pela Prefeitura de Livramento no combate a proliferação do novo vírus. Durante a atuação dos profissionais de segurança da Guarda Municipal, estabelecimentos não essenciais foram fechados, houve fiscalização de fluxo de pessoas dentro dos comércios, quantitativo de clientes, uso de EPI´s pelos funcionários, uso obrigatório de máscaras específicas para os clientes, disponibilização de álcool em gel, entre outras medidas de higienização e prevenção.
Trabalhos preventivos de orientação aos comerciantes e clientes, como panfletagem de normas de prevenção e higienização, patrulhamento nos mananciais com o objetivo de coibir banhos e aglomerações, averiguação a denúncias e combate a aglomeração nas praças, foram feitos diuturnamente através de rondas. A Guarda Municipal de Livramento ainda realizou um serviço de inteligência, no mapeamento e localização de livramentenses que vieram dos grandes centros, para que as equipes de saúde fizessem o acolhimento, testes rápidos e orientações de como se manter em quarentena.
As Guardas Municipais trazem na sua essência o policiamento de proximidade, não é diferente com a Guarda Municipal de Livramento, que desempenha um padrão de policiamento comunitário eficiente, pois até o presente momento, todas as denúncias atendidas e ocorrências geradas foram gerenciadas e resolvidas no local, sem ser necessário a condução para a Delegacia de Polícia, positivando a eficiência do policiamento e preventivo comunitário.
“Até o presente momento, venho agradecer em primeiro lugar a Deus, a confiança da prefeita Carmelita Ventura, e a todos os comerciantes e munícipes pela colaboração e comprometimento de cumprir aos decretos emitidos pela prefeita Carmelita e normas da secretaria de saúde Elizabeth, pois só com a colaboração de todos vamos sair dessa situação. Venho enaltecer a Guarda Municipal que está sempre à disposição da sociedade para servir e proteger sempre”, destacou o comandante da guarda, João Paulo Tomé de Sousa.
TABELA DE OCORRÊNCIAS FREQUENTES
ACOLHIMENTO AOS ÔNIBUS COM CIDADÃOS VINDOS DE OUTRAS REGIÕES 4
AGLOMERAÇÃO E BANHOS DE AÇUDE 4
APOIO A CÂMARA MUNICIPAL 1
APOIO AO SAMU 4
APOIO A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL 3
APOIO A UNIDADE 24 HORAS 4
APOIO A VIGILÂNCIA SANITÁRIA 2
AVERIGUAÇÃO A ATITUDES/MOVIMENTO SUSPEITAS 8
CHASSI DE MOTO ROUBADA ABANDONADO 1
DANO AO PATRIMÔNIO 1
DENUNCIA E AVERIGUAÇÃO À AGLOMERAÇÃO 30
DESINTELIGÊNCIA 2
DESOBEDIÊNCIA AO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO COMERCIAL 13
INTERDITAÇÃO DE COMERCIO 1
OCORRÊNCIA INTEGRADA COM A PM 1
ORIENTAÇÕES 20
PERTUBAÇÃO DE SOSSEGO 16
PRIMEIROS SOCORROS 1
PRINCÍPIOS DE INCÊNDIO RESIDENCIAL 1
VANDALISMO 1
VEÍCULO ABANDONADO 1
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 1 TOTAL 120