O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), divulgou aviso de licitação para realização da sexta etapa do Programa de Recuperação de Barragens, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), dessa terça-feira (2).
Nas seis etapas, o programa contempla 99 barragens no Estado, efetuando manutenção e melhorias nos mananciais, num investimento de mais de R$ 50 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Estadual.
Nesta etapa, nove barragens passarão por manutenção nos municípios, de Picuí, São Vicente do Seridó, Cacimba de Dentro, Barra de Santa Rosa, Pedra Lavrada, São José do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, São Mamede e São José do Bonfim.
O PRG é realizado em municípios do Sertão, Cariri, Curimataú e Agreste do Estado, além da Barragem Gramame/Mamuaba, que abastece a cidade de João Pessoa.
A obra consiste em serviços de limpeza da vegetação, redimensionamento da parede e do sangradouro da barragem, drenagem para evitar erosão, proteção da base da parede com cobertura vegetal e reparo do meio fio.
Na quinta etapa, 12 mananciais passaram por melhorias por meio do programa: as barragens dos municípios de Barra de São Miguel, Pocinhos, Serra Branca, Congo, Campina Grande, Cuité (com duas), Montadas, Santana dos Garrotes, Santa Terezinha, Cabaceiras e São José de Caiana.
O investimento foi de R$ 9,1 milhões.
Para o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, esta é uma ação muito importante e contínua, com o objetivo de garantir a segurança de barragens no Estado, como a preservação dos mananciais, tranquilizando a população para não causar eventuais danos materiais.
Na Paraíba, 150 barragens são monitoradas pela gestão Estadual, por meio da Seirh e pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).