Governo autoriza pagamento de R$ 60 mil por deficiência causada pela zika

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quinta-feira (9), uma medida provisória (MP) que autoriza o pagamento de R$ 60 mil para famílias de bebês que apresentaram deficiências devido à infecção pelo vírus Zika durante a gestação. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem como objetivo amparar as crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024 impactadas pela infecção.

De acordo com o texto da medida provisória, o valor será pago em parcela única para as famílias que comprovarem a relação entre a deficiência da criança e a infecção da mãe pelo vírus Zika. O requerimento para solicitação do benefício deverá ser feito ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que definirá os critérios específicos em conjunto com os Ministérios da Saúde e da Previdência Social.

Vale lembrar que, embora a medida tenha efeito imediato, ela precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado para se tornar uma lei definitiva. A medida terá validade de 60 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 60 dias.

O apoio financeiro será custeado pelo programa orçamentário “Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União”. O pagamento será feito em 2025.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Santo André divulgou, na noite desta segunda-feira (24), informações sobre o acidente envolvendo um ônibus responsável pelo transporte de estudantes do turno integral do município para Campina Grande.

O acidente aconteceu na BR-230, no trecho entre os municípios de Soledade e Juazeirinho, durante o retorno dos estudantes para Santo André. De acordo com informações repassadas pelo motorista do veículo, identificado como Lucivânio, o acidente teria ocorrido após o condutor desviar de um animal que estava na pista, provocando a perda de controle do ônibus.

Ao todo, o veículo transportava 13 estudantes. Sete deles precisaram de atendimento médico. Cinco estudantes foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, enquanto outros dois receberam atendimento no Hospital de Juazeirinho.

Segundo o prefeito Edglei Amorim, que esteve no local e acompanhou a ocorrência, assim que a Prefeitura tomou conhecimento do acidente, equipes foram mobilizadas e veículos disponibilizados para prestar assistência aos estudantes e seus familiares.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Rodrigo Camilo, está em Campina Grande acompanhando a situação clínica dos estudantes. A Prefeitura informou que toda a estrutura de saúde do município foi colocada à disposição para garantir o suporte necessário às vítimas e às famílias.

Ainda conforme a gestão municipal, o ônibus envolvido no acidente estava devidamente vistoriado e com a documentação regular. O veículo havia passado por vistoria no mês de março e sido aprovado, tendo a próxima inspeção prevista para setembro, seguindo o calendário estabelecido.

Após o acidente, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local, realizaram os procedimentos necessários, coletaram informações e submeteram o motorista ao teste do bafômetro. O resultado foi negativo para o consumo de álcool.

O ônibus deverá ser removido nesta terça-feira (25), com acompanhamento da PRF, para a realização dos procedimentos e registros necessários.

A Prefeitura de Santo André informou que continuará acompanhando o caso, prestando assistência aos estudantes e familiares e divulgando novas informações sobre o estado de saúde dos envolvidos.