Fura-filas na vacinação contra covid-19 na Paraíba pode acarretar crime de improbidade administrativa, alerta procurador-geral

O ato de ‘fura-filas’ na ordem de prioridades na vacinação contra covid-19 na Paraíba pode acarretar crime de improbidade administrativa, alertou o procurador-geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Francisco Seráphico da Nóbrega. Nesta quinta-feira (21), o MPPB expediu uma recomendação aos promotores de Justiça para que apurem os casos e exija transparência dos dados por parte dos gestores.

“Em razão das diversas denúncias de irregularidades, na quebra de ordem de prioridade do planejamento de vacinação tanto pelo Ministério da Saúde quanto do Estado da Paraíba, nós expedimos essa recomendação junto com a Corregedoria Geral do Ministério Público a todos os promotores do Estado da Paraíba”, explicou o procurador.

Nessa recomendação, os promotores de Justiça irão apurar, ‘diligenciar sobre esse processo de vacinação’, cobrar transparência na divulgação dos dados sobre a vacinação contra a Covid-19. Além disso, a recomendação pede a participação dos conselhos municipais de saúde “para tornar transparente e evitar irregularidades no processo de vacinação”.

O procurador-geral explicou ainda que quebra de ordem de vacinação pode acarretar improbidade administrativa. “A quebra da ordem de prioridade pode configurar por parte do gestor, seja do prefeito ou do secretário municipal. A quebra da do princípio da eficiência, da moralidade, da impessoalidade e causar uma possível ocorrência de improbidade administrativa”, frisou.

Click PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Polícia Militar apreendeu dois adolescentes e recuperou, nesta quinta-feira (1º), uma motocicleta que havia sido furtada no dia anterior no município de Monteiro, no Cariri paraibano.

De acordo com informações do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), após tomar conhecimento do furto, a equipe iniciou diligências e analisou imagens de câmeras de segurança que auxiliaram na identificação de suspeitos de envolvimento na ocorrência.

Durante a ação, dois adolescentes foram abordados pelos policiais. Segundo a PM, durante a averiguação, eles indicaram que a motocicleta havia sido escondida em uma área de vegetação nas proximidades da Embrapa.

A guarnição se deslocou até o local informado e encontrou o veículo escondido em meio à vegetação e coberto por um pano.

A motocicleta foi recuperada e, juntamente com os dois adolescentes, encaminhada à autoridade policial competente. O procedimento foi acompanhado pelo Conselho Tutelar, e o caso seguirá para a adoção das medidas previstas em lei.