FAP suspende cirurgias oncológicas pelo SUS por atraso em repasses da Prefeitura de Campina Grande

A Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, anunciou, nesta quinta-feira (14), que está suspendendo as cirurgias do serviço de oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por atraso nos repasses financeiros da Prefeitura de Campina Grande. De acordo com denúncia, desde o mês de agosto, o Hospital da FAP, que atende mais de 160 municípios, têm enfrentado dificuldades, e, em consequência dessa situação, o hospital anunciou que não conseguirá realizar cirurgias pelo SUS, caso a situação não seja solucionada.

Nesta quinta-feira, uma reunião foi realizada entre o presidente da FAP, Derlópidas Neves, o secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Jr., e a promotoria de saúde de Campina Grande. O motivo do encontro foi tentar estabelecer um consenso sobre a questão dos repasses e encontrar alternativas para evitar a interrupção dos serviços oferecidos pelo hospital.

Em nota oficial, a Secretaria de Saúde de Campina Grande e a FAP afirmaram que o atraso nos repasses deve-se, em parte, à demora na aprovação da lei de suplementação orçamentária do Município na Câmara de Vereadores, necessária para reforçar as rubricas que ficaram acima do orçamento inicial devido ao aumento da demanda.

Outro fator mencionado foi o atraso do Ministério da Saúde no envio dos recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensações (FAEC), referentes ao mês de outubro. Segundo a Secretaria de Saúde, os valores pendentes devem ser pagos ainda neste mês de novembro, possibilitando à gestão municipal regularizar a situação com a FAP.

Ainda conforme a nota oficial conjunta, tanto a Prefeitura de Campina Grande quanto a direção da FAP afirmam que todos os esforços estão sendo realizados para garantir o funcionamento dos serviços de saúde. A unidade hospitalar tem passado por uma fase de reestruturação e ampliação, apoiada por doações e emendas parlamentares.

O reportagem tentou contato com o Ministério Público (MPPB) para obter uma posição sobre o assunto, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

De Olho no Cariri

Com G1 Paraíba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande se pronunciou nesta quarta-feira (4) sobre a abordagem envolvendo agentes de trânsito e um motociclista, registrada na terça-feira (3), no bairro do Cruzeiro.

O caso ganhou repercussão após um vídeo mostrar um agente imobilizando o homem pelo pescoço, utilizando um golpe conhecido como “mata-leão”.

O assessor jurídico da STTP, Rômullo Roberto, prestou esclarecimentos sobre a ocorrência. Segundo o órgão, a fiscalização começou após denúncias de estacionamento irregular nas proximidades da empresa AeC.

Ainda conforme a autarquia, o motociclista trafegava na contramão, sem capacete, recusou-se a apresentar documentos e conduzia um veículo com 25 infrações, mais de R$ 12 mil em débitos e licenciamento atrasado desde 2021.

A STTP também afirmou que o condutor teria agredido verbal e fisicamente os agentes e que o vídeo divulgado não mostra o contexto completo da abordagem.

A Polícia Militar foi acionada e conduziu o motociclista à delegacia, onde ele pagou fiança e foi liberado para responder ao procedimento em liberdade.

O Portal De Olho no Cariri segue acompanhando o caso e mantém espaço aberto para a manifestação do motociclista e dos demais envolvidos.