Ex-prefeito paraibano é condenado por assédio moral e deve indenizar servidora em R$ 7 mil

A Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve sentença prolatada pelo Juízo da 5ª Vara Mista da Comarca de Sousa que julgou procedente o pedido de indenização por danos morais decorrente de assédio moral praticado pelo então prefeito, Júlio César Queiroga de Araújo, contra uma servidora do município de Aparecida. De acordo com a sentença, a indenização foi fixada no valor de R$ 7 mil, a ser paga pela edilidade.

Na ação nº 0806112-14.2020.8.15.0371, a servidora, que exerce o cargo de agente de limpeza urbana, relata ter faltado justificadamente ao trabalho em algumas oportunidades, com entrega de atestado médico no seu órgão de lotação – Secretaria de Infraestrutura -, mas o gestor ordenava o registro de falta com descontos no salário da autora, chegando até mesmo a rasgar um dos atestados médicos.

No recurso julgado pela Primeira Câmara o município de Aparecida pediu a reforma da sentença, argumentando que os constrangimentos alegados não passaram de mero dissabor.

Contudo, o relator do processo, desembargador Leandro dos Santos, avaliou que a prova testemunhal foi clara sobre o assédio experimentado pela autora. “Restaram comprovadas as práticas humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, as quais a autora foi submetida no exercício de suas funções pelo prefeito. As condutas feriram sua dignidade humana, desestabilizando-a em seu ambiente de trabalho”, pontuou.

Da decisão cabe recurso.

De Olho No Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O senador Veneziano Vital segue ampliando sua base de apoio no Cariri paraibano. Desta vez, o parlamentar recebeu o apoio de importantes lideranças da oposição no município de Camalaú.

Entre os apoiadores estão o ex-prefeito Sandro Moco, a vereadora Ayanne e os vereadores Célio Moco, Bezerrão, Lilinha e Jandinho, além de outras lideranças políticas locais.

O grupo anunciou apoio à pré-candidatura de Veneziano ao Senado Federal, fortalecendo a presença do senador no Cariri e ampliando sua articulação política para as eleições de 2026.

O novo apoio reforça o movimento de Veneziano na região, onde o senador está bem consolidado com o apoio de lideranças de diferentes municípios em torno de seu projeto político.

Assessoria