Ex-governador Roberto Paulino é nomeado secretário-chefe do governo João Azevêdo

O governador João Azevêdo (Cidadania) nomeou o ex-governador Roberto Paulino (MDB) como novo secretário-chefe do Governo. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (21), com data de ontem, dia do aniversário do emedebista.

A escolha de Roberto é um aceno do governador ao MDB da família Paulino, que se tornou aliada do governo estadual nas eleições municipais do ano passado. Roberto Paulino disputou o pleito para prefeito de Guarabira, mas perdeu para o grupo do PSDB, que reelegeu o prefeito Marcus Diogo. Mesmo após a derrota, o deputado Raniery Paulino (MDB), filho de Roberto e ex-líder da oposição na Assembleia, continuou na base aliada.

O cargo que Paulino agora assume estava sendo ocupado cumulativamente pelo chefe de gabinete do governo, Ronaldo Guerra, desde a saída de Nonato Bandeira para assumir a Secretaria de Comunicação Institucional.

Outro ato

Além da Secretaria de Governo, o governador João Azevêdo também fez mudanças no comando Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), com a nomeação de Geraldo Moreira de Menezes. Ele já era diretor-executivo do órgão. Geraldo Moreira vai ocupar a cadeira no lugar da então diretora-geral Joria Viana Guerreiro.

Jornal da Paraíba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Serra Branca, no Cariri paraibano, terminou em meio a divergências entre vereadores da situação e da oposição na noite desta quinta-feira (15). Após o encerramento da sessão ordinária, parlamentares da oposição realizaram uma nova reunião e elegeram o vereador Ronaldo da Cerâmica (União Brasil) para a presidência da Casa no biênio 2027-2028, em votação que terminou com cinco votos favoráveis e nenhum contrário entre os presentes.

A disputa ocorreu em um cenário de tensão política, envolvendo a composição das chapas e os procedimentos adotados para a escolha da nova Mesa Diretora. O atual presidente, Hércules Holanda (União Brasil), tentava a reeleição com o apoio do prefeito Alexandre, mas não participou da votação realizada posteriormente pelos vereadores da oposição.

O impasse começou durante a apresentação da chapa encabeçada por Hércules, quando o vereador Leka Brito anunciou a retirada de seu nome da composição e declarou apoio a uma nova chapa. A decisão provocou discussões entre os parlamentares e divergências sobre a continuidade do processo eleitoral.

Após o encerramento da sessão ordinária, os vereadores da oposição deram prosseguimento à eleição em uma nova reunião, conduzida pelo vice-presidente Diego Nunes. Além dele, participaram Ronaldo da Cerâmica, Talles de Macêdo, Leka Brito e Mércia da Saúde.

A chapa eleita, identificada como Chapa 02, ficou composta da seguinte forma:

  • Presidente: Ronaldo da Cerâmica (União Brasil);
  • Vice-presidente: Leka Brito (PP);
  • 1º secretário: Talles de Macêdo (Republicanos);
  • 2º secretário: Diego Nunes (DC);
  • 3ª secretária: Mércia da Saúde (PP).

Os outros quatro vereadores, ligados ao grupo político do prefeito Alexandre, deixaram o plenário e não participaram dessa votação. Os parlamentares que integraram a reunião registraram os procedimentos em vídeos e realizaram transmissões ao vivo nas redes sociais.

Ronaldo da Cerâmica havia deixado a base governista em março deste ano. Com a eleição, a oposição busca assumir o comando do Legislativo municipal a partir de janeiro de 2027.

Eleição ocorre após anulação de votação anterior

A nova disputa pela Mesa Diretora acontece após a Justiça anular uma eleição antecipada para o comando da Câmara, em decorrência de uma Ação Civil Pública apresentada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), o que tornou necessária a realização de um novo processo eleitoral.

Diante das divergências sobre a votação realizada nesta quinta-feira, os parlamentares envolvidos deverão recorrer à Justiça para buscar o reconhecimento da validade do resultado.

Assim, a composição da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028 permanece no centro de uma disputa política e jurídica no município. A definição sobre a validade da eleição realizada após o encerramento da sessão ordinária poderá depender de decisão judicial.

De Olho no Cariri